Em primeiro plano podemos observar que o país não faz distribuição sobre o assunto o suficiente, assim grande parte da sociedade não está ciente dos benefícios e efeitos que a doação traz, somente 1,8% da população doa sangue, de acordo com a organização mundial da saúde (OMS), ou seja muitas vezes quando é necessária uma transfusão para salvar alguma vida não é possível pela escassez de doações no Brasil.
Em segundo plano podemos ver os mitos que rodeiam a doação de sangue, onde grande parte dos brasileiros temem as enfermidades que podem ter se fizerem a doação. Essa não aceitação a ciência vem desde tempos históricos, um dos grandes marcos foi a “Revolta da Vacina” em 1904, rebelião qual o povo se revolta contra o governo por pensar que as vacinas irão lhe causar mal e ficam contra a própria saúde por serem leigos.
Para um aumento significativo das doações o Ministério da saúde juntamente ao Ministério de Comunicação deve trabalhar por meio de revistas, jornais e redes sociais, para trazer informações e desmitificar mitos que rodam a sociedade, respondendo perguntas e fazendo a devida publicidade para a melhora do índice. Além disso o Ministério da saúde junto ao Ministério da infraestrutura deve disponibilizar uma maior diversidade em locais para fazer a retirada do sangue, e com maior frequência para maior o acesso ser para todos. Dessa forma, os hospitais terão maiores estoques de sangue que irão usar para as transfusões salvando assim várias vidas como acontece no hospital da série “GREY’S ANATOMY”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.