Em primeiro lugar, vale destacar o papel da escola na formação de cidadãos financeiramente conscientes. Sob tal ótica, Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, trouxe o conceito de "Educação Práxis", onde é abordado a responsabilidade do ensino em estimular conhecimentos que serão utilizados na prática, isto é, dentro do contexto daquele que está sendo lecionado. Dessa forma, a educação financeira é de cunho essencial para o currículo escolar, tendo em vista a relação do indivíduo com o dinheiro dentro da sociedade hodierna.
Em segundo lugar, é válido salientar o consumismo como perpetuador dessa problemática, dado a substituição dos valores sociais de "ser" para "ter". Nessa perspectiva, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra "Modernidade Líquida", abrange como as relações econômicas se sobrepuseram às relações sociais, abrindo espaço para a fragilidade entre pessoas. Nesse contexto, a lógica do consumo se justapôs a lógica da moral, assim, as pessoas passam a ser analisadas não pelo que são, e sim pelo que consomem.
Em suma, umas das formas de exercer plenamente a cidadania se dá pela liberdade e consciência daquilo que se está consumindo. Para tanto, a educação financeira se apresenta indispensável nas escolas, como também, o debate sobre as relações de consumo desenfreado. Certamente, com isso, essa narrativa será superada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.