O poema "Canção de Exilio", criado pelo maranhense Gonçalves Dias, expressa a saudade do poeta por sua terra natal, Brasil, relatando as belezas que compõe a pátria como os rios, pássaros e as árvores, haja vista, que ele foi obrigado a deixar sua nação, pois ele defendia à independência do seu país, os maiorais não gostaram dessa liberdade de expressão, e expulsaram o poeta de sua terra. Nessa perspectiva, ao se observar a realidade hodierna, verifica-se que os cidadãos ainda não são totalmente livres. Diante disso, é notório que a falta de incentivo dos familiares à leitura e a inoperância estatal corroboram para esse impasse.
Em primeira análise, é crucial explorar o efeito da falta de incentivo dos familiares como um dos influenciadores do entrave. Segundo o sociólogo Talcott Parsons, " A familia é uma máquina que criar personalidades humanas". Dessa maneira, se os parentes não incentivar o indivíduo à praticar leitura, ele se tornará uma pessoa alienada que desconhece os seus próprios direitos e que não saberá usar sua liberdade em prol de mudanças, o que acarretará em uma passividade social diante dos problemas que estão enraizados na coletivade. Logo, esse posicionamento deve ser mitigado.
Em segunda análise, é evidente que o Estado pouco colabora para a solução do reverso . De acordo com Thomas Hobbes, é dever das autoridades máximas garantir o bem-estar de todos. Contudo, mesmo o Estado demonstrando poderio para atenuar nos impasses, ele age com negligência em relação as justiças de liberdade que o indivíduo possui, consequentemente, as pessoas sentirão medo de expressar que elas são e suas opiniões neste corpo social violento, pois quem tem o dever de proteger-los está fechando os olhos diante dessa vicissitude. Então, é inegável ressaltar uma mudança nesse quadro.
Portanto, a falta de incentivo dos familiares à leitura e a inoperância estatal, não devem mais ser um empecilho para que os cidadãos alcançe a liberdade. Diante disso, cabe as escolas promover palestras, que será feito por meio de atividades extracurriculares, onde ocorrerá um debate, em que os professores expliquem para os alunos, sobre todos terem o direito e o dever de se expressar sobre qualquer problema social. Assim, com essas medidas os brasileiros poderão chegar perto dos ideais de Gonçalves Dias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada