Primeiramente, ressalta-se que a rebuscada metodologia de ensino no Brasil é um dos motivos pelo qual a problemática se perpetua. Nesse sentido, conforme o filósofo grego Epicteto, compreende-se como a importância da educação necessita estar presente, ressaltando que somente ela liberta o indivíduo, entretanto, por conta dessa linguagem técnica, há alunos sofrendo correlação ao ensino no Brasil ocasionando o abandono escolar, visto que, ao não entender a matéria, se sentem frustrados. Assim sendo, segundo Epicteto, inibindo o direito à Educação e consequentemente a sua liberdade.
Em segundo lugar, ao analisar a falta de conduções escolares e a filosofia de John Locke no "Contrato social", um acordo entre indivíduos e o Estado, o qual permite que os cidadãos possam exercer direitos naturais e entre eles o do Transporte, há uma violação desse contrato no Brasil devido à falta dessas locomoções, sendo ela agravada por dificuldades logísticas, a medida que na visão governamental há temas de maior importância do que investir na educação, a exemplo a sua omissão perante o abandono dos alunos aos estudos. Além disso, essa situação foi evidenciada no relatório da UNICEF, onde aponta que quase 20% de diversos alunos entrevistados, principalmente os mais vulneráveis em áreas urbanas, sofrem dessa questão.
Dessa forma, para alinhar específicas metodologias de ensino nas escolas e a falta de transportes, uma abordagem abrangente é fundamental. Portanto, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Educação, adaptar professores a uma linguagem técnica simples e prestar atendimento aos alunos nas dificuldades logísticas, mediante verbas estratégicas a programas de transportes e elaborando uma matriz de ensino sem termos complexos, via recrutamento de tutores auxiliares e identificando inicialmente os impasses em áreas urbanas. Destarte, moldando um ensino descomplicado e uma locomoção acessível, espera-se que a evasão escolar no Brasil seja mitigada, além de, estar em consonância com os princípios da Carta Magna agindo frente a esse descaso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.