Diante desse cenário, é importante perceber que o trabalho análogo à escravidão advém do desejo de baratear a mão de obra. Isso acontece porque dessa forma gastos com o trabalhador são diminuídos ao seu nível mais extremo, visto que, se certos direitos lhe forem negados o valor do produto ou serviço final tambem diminui. Da mesma forma aconteceu no período da primeira revolução industrial em que os funcionários exerciam suas funções por 16 a 20 horas e recebiam um valor muito inferior já que o maior foco da época era o lucro.
Além disso, por causa de períodos como a escravidão e outros fatores históricos que acentuaram a desigualdade, muitos cidadãos vivem em algum grau de pobreza, como divulgado pelo IBGE que nos anos 2017 à 2018 mais de 60% da população brasileira tem algum tipo de vunerabilade. Desse modo, esses individuos são mais súcetiveis a aceitar certos abusos. Posto que, a pessoa não vai ter pespectiva pespectiva ter nascido em um meio sem muitos acessos a informação.
Portanto, é responsabilidade do Ministério do trabalho junto com a mídia, a exemplo de TV e rádio, realizar uma campanha chamada "informação liberta". Por meio de propagandas informativas com as principais características de trabalhos análogos a escravidão, e dentro do anuncio um breve depoimento de vitimas anônimas, que passaram por situações parecidas para que o telespectador se identifique caso esteja vivendo em alguma situação parecida. E que ao final fosse divulgado um canal de comunicações disponivel 24 horas de forma gratuita apenas para esse tipo de denúncia. Assim proporcionando consciêntização e suporte as vitimas que ainda sofrem com esse tipo de infração, e cada vez mais desconstruindo um dos resultados do Brasil ter sido o ultimo país a se libertar da escravidão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.