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Por Lari987
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Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma estreita relação entre o hábito alimentar e a saúde de um indivíduo. Nesse sentido, a educação alimentar na contemporaneidade brasileira afeta a qualidade de vida da população, uma vez que a problemática é polarizada pela abundância alimentícia de alguns e a carência de outros.

Diante desse quadro, abundância alimentícia das camadas com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo tem como consequência e o desperdício de alimentos e incentivo o consumismo da população brasileira. Logo, acarreta problemas ambientais, pois o desperdício exacerbado de alimentos pode causar a escassez de alimentos, uma vez que o uso intensivo do solo, o torna infértil. E também para a saúde, já que o consumo excessivo de comida, principalmente industrializada, pode causar obesidade que é uma doença crônica, recidivante e considerada uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e também outras doenças igualmente prejudiciais à saúde.

Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante, logo que é que está ligada intrinsecamente aos casos de desnutrição e é agravada pela desigualdade social. Assim, há uma ocorrência de um "efeito bola de neve", uma vez que a desigualdade tão presente na sociedade brasileira, causada pela falta das mesmas condições econômicas entre classes, causa a carência alimentar, que tem como consequência a desnutrição ,e por vez esta afetou 10,1 milhões de brasileiros, segundo a agências especializadas da ONU (Organização das Nações Unidas).

Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada", é cobrado ao governo a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social-, como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios, que busca inconscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentiviações solidárias para os que mais necessitam. Dessa forma, certamente haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência a educação alimentar brasileira balanceada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por GeovanaAnt
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#120359
Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma estreita relação entre o hábito alimentar e a saúde de um indivíduo. Nesse sentido, a educação alimentar na contemporaneidade brasileira afeta a qualidade de vida da população, uma vez que a problemática é polarizada pela abundância alimentícia de alguns e a carência de outros.

* ao invés de usar parêntese, use o travessão ( - ) tem mais estilo e chama mais atenção
* sua intro tá bem estruturada, tese e argumentos explícitos. muito bom!


Diante desse quadro, abundância alimentícia das camadas com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo, tem como consequência e o desperdício de alimentos e incentivo o consumismo da população brasileira. Logo, acarreta problemas ambientais, pois o desperdício exacerbado de alimentos pode causar a escassez de alimentos, uma vez que o uso intensivo do solo, o torna infértil. E também para a saúde, já que o consumo excessivo de comida, principalmente industrializada, pode causar obesidade que é uma doença crônica, recidivante e considerada uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e também outras doenças igualmente prejudiciais à saúde.

teu tópico frasal poderia ser "Diante desse quadro, é válido ressaltar que a abundância das camadas com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo, provoca o desperdício e incentiva o consumismo exacerbado."
aqui você expôs muito e dissertou pouco. mas, como assim?
em um só parágrafo tivemos: obesidade, escassez alimentar, infertilidade dos solos e comidas industrializadas. muita coisa não é mesmo?!
o que você poderia fazer p sanar essa pane é: retomar seu tópico frasal "desperdício exacerbado e consumismo"; poderia trazer um dado sobre os índices de desperdício no país, uma citação - por exemplo, Aristóteles fala sobre o meio termo para obter felicidade, a justa medida, levar uma vida sem excessos- e encaixar isso dentro da sua argumentação. E após isso fechar seu parágrafo criticando, marcando sua autoria use inaceitavelmente, intolerável, inadmissível....

Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante, logo que é que está ligada intrinsecamente aos casos de desnutrição e é agravada pela desigualdade social. Assim, há uma ocorrência de um "efeito bola de neve", uma vez que a desigualdade tão presente na sociedade brasileira, causada pela falta das mesmas condições econômicas entre classes, causa a carência alimentar, que tem como consequência a desnutrição ,e por vez esta afetou 10,1 milhões de brasileiros, segundo a agências especializadas da ONU (Organização das Nações Unidas).

no lugar daquele "logo", poderia ser um "uma vez que/ dado que"
a redação é um texto que não pode dar brechas à subjetividade, ou seja cuidado com expressões do cotidiano e marcas de oralidade,o corretor pode ter múltiplas interpretações e pode considerar alguma que seja oposta a sua. ou ele nem vai pensar muito e já vai te tirar ponto. no mais, os mesmos comentário do desenvolvimento 1.

Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada", é cobrado ao governo a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social-, como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios, que busca inconscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentiviações solidárias para os que mais necessitam. Dessa forma, certamente, haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência a educação alimentar brasileira balanceada.

todos elementos desenvolvidos, porém não é bom colocar mais repertório se não vai ter mais linha p desenvolver, tentar retormar o que já foi dito, como tu fez.
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Por Lari987
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#120363
@GeovanaAnt Muito obrigada pela correção, me ajudou muito de verdade! Vou trabalhar mais nos pontos destacados.
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