Diante desse quadro, abundância alimentícia das camadas com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo tem como consequência e o desperdício de alimentos e incentivo o consumismo da população brasileira. Logo, acarreta problemas ambientais, pois o desperdício exacerbado de alimentos pode causar a escassez de alimentos, uma vez que o uso intensivo do solo, o torna infértil. E também para a saúde, já que o consumo excessivo de comida, principalmente industrializada, pode causar obesidade que é uma doença crônica, recidivante e considerada uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e também outras doenças igualmente prejudiciais à saúde.
Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante, logo que é que está ligada intrinsecamente aos casos de desnutrição e é agravada pela desigualdade social. Assim, há uma ocorrência de um "efeito bola de neve", uma vez que a desigualdade tão presente na sociedade brasileira, causada pela falta das mesmas condições econômicas entre classes, causa a carência alimentar, que tem como consequência a desnutrição ,e por vez esta afetou 10,1 milhões de brasileiros, segundo a agências especializadas da ONU (Organização das Nações Unidas).
Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada", é cobrado ao governo a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social-, como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios, que busca inconscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentiviações solidárias para os que mais necessitam. Dessa forma, certamente haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência a educação alimentar brasileira balanceada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.