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Por Vivianolix
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A animação da Pixar "Wall E" retrata uma terra inabitável em decorrência das toneladas de lixo produzidas e descartadas indevidamente por todo o planeta. Fora da ficção, a realidade não é muito diferente, pois há quatidades absurdas de resíduos sendo despojados impropriamente e causando danos ao meio ambiente, devido à o consumismo desenfreado da sociedade. Nessa perspectiva, torna-se importante analisar o que causa o consumo exagerado e suas consequências na vida dos brasileiros.
Primeiramente, é válido perceber que o consumismo desenfreado é causado pelas indústrias, com forte influência da mídia. Isso porque elas produzem, através de propagandas, um ideal que associa   felicidade e satisfação a obtenção de bens materiais, levando o público a sempre desejar obter mais. Exemplo disso, está no livro "Vida para consumo" de Zygmunt Bauman, onde ele fala que a ideia de ser feliz hoje está relacionada ao consumir.
Pontua- se, consequentemente, que em uma sociedade movida pelo consumo tudo torna-se lixo depressa. Isso ocorre porque a população utiliza diariamente vários produtos que serão descartados e posteriormente, compraram novos produtos, gerando um sistema cíclico de compra, utilização por pouco período e descarte rápido, resultando no crescimento na produção de resíduos, além de ocasionar falhas nas medidas de reciclagem. Prova disso, é que, de acordo com o IBGE, apenas 43 municípios brasileiros têm programas completos de tratamento, coleta e reutilização de despojos.
Fica claro, portanto, a necessidade diminuir o consumo voraz que contribuiu na produção de lixo descartado de forma errônea. Para Isso, o Ministério do Meio Ambiente deve criar campanhas e propagandas que associem e estimulem a reciclagem como um bem para população. Ademais, o Governo federal deve incentivar projetos de coleta e reutilização de resíduos para evitar a criação de lixões nas cidades, visando a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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