Um dos principais obstáculos para a convivência com a diferença é a falta de empatia. Quando não nos colocamos no lugar do outro, é fácil julgá-lo por suas escolhas e atitudes, sem levar em conta suas vivências e experiências. A empatia é fundamental para entender que a diferença é uma riqueza e que cada um tem o direito de ser quem é, sem sofrer discriminação ou violência.
Outro desafio é a falta de diálogo. Quando nos fechamos em nossas próprias opiniões e não estamos dispostos a ouvir o que os outros têm a dizer, torna-se impossível construir pontes e encontrar soluções para os conflitos. O diálogo é a chave para a convivência pacífica e a compreensão mútua, pois permite que diferentes perspectivas sejam ouvidas e respeitadas.
A educação também tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante. É preciso ensinar desde cedo a valorizar a diversidade e a respeitar o outro, independentemente de suas diferenças. Além disso, é importante que as escolas ofereçam espaços seguros para que as pessoas possam expressar suas identidades sem medo de discriminação ou violência.
Por fim, é importante destacar que a convivência com a diferença não significa abrir mão de nossos valores e crenças. É possível conviver com as diferenças sem negar quem somos e o que acreditamos. A convivência pacífica e a tolerância são valores que devem ser cultivados em todos os aspectos da vida, seja no trabalho, na escola, na família ou na sociedade como um todo.
Em suma, o desafio de se conviver com a diferença está presente em todas as esferas da sociedade. No entanto, é possível superá-lo por meio da empatia, do diálogo e da educação. Quando aprendemos a respeitar e valorizar a diversidade, construímos uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada