Avatar do usuário
Por mandenha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115141
No contexto da colonização, os portugueses impuseram sua cultura e seus costumes em detrimento dos povos originários, desprezando toda a pluralidade e riqueza que os mesmos possuíam e possuem. Nesse sentido, ao se analisar a conjuntura brasileira, nota-se uma herança histórica proporcionada pelo momento supracitado, pois ainda há a persistência de uma desvalorização de comunidades e povos tradicionais em território nacional (povos esses que não consistem apenas em indígenas, mas também nos quilombolas e comunidades ribeirinhas). Se apresentam como entraves para a valorização dessas populações não só a visão mercadológica dos territórios nos quais esses povos habitam, mas também uma falha na maneira como o sistema educacional brasileiro apresenta os nativos a seus estudantes.

Antes de tudo, vale ressaltar que a violação dos territórios e dos direitos dos povos tradicionais visando a obtenção de lucros por parte de grandes empresas vigora em território tupiniquim. No desenho animado "Tainá, a Guardiã da Floresta" há uma mensagem de valorização do território no qual os indígenas vivem. Contudo, se faz notório que tais territórios vêm sendo constantemente desvalorizados e ameaçados por meio da exploração indiscriminada e inconsciente de recursos, o que é resultado de uma visão cobiçosa e extrema do sistema capitalista, que tem como foco principal a obtenção de lucros a qualquer custo, o que gera, como consequência, o desrespeito e a não garantia da soberania das terras nas quais os povos originários vivem.

Outrossim, é importante pontuar um déficit educacional existente na antiga Ilha de Vera Cruz como um dos entraves para a resolução do embargo apresentado. Sofisma, por definição, é um raciocínio que produz a ilusão da verdade. Nesse sentido, tem se que anualmente no Brasil, no dia que homenageia os indígenas, grande parte da população pueril é caracterizada com vestimentas e pinturas corporais que remetem aos nativos, uma tentativa falha de conscientização acerca desses povos, sem que haja um estudo aprofundado sobre as diversas etnias indígenas existentes no país, gerando uma mentalidade sofística de "todos são a mesma coisa", o que promove a desvalorização desses povos, somada a ignorância de grande parte da população sobre a importância e a riqueza dos mesmos.

Portanto urge a necessidade de a escola, responsável pela formação do cidadão, passar a conscientizar seus estudantes acerca da pluralidade dos povos tradicionais do Brasil, por meio de palestras sobre as populações supracitadas, que demonstrem a contribuição de sua riqueza histórica e cultural para o território nacional, para que haja a diminuição dos estigmas atribuídos a essas sociedades no Brasil. Paralelamente, o Legislativo, responsável pelas leis em território nacional, deve produzir leis mais duras em relação à exploração dos territórios. Dessa forma, a problemática será amenizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115184
NOTA FINAL 980!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em relação ao critério de desenvolvimento do tema proposto e uso de repertório sociocultural produtivo, você apresentou uma boa compreensão sobre o assunto. Você abordou a herança histórica deixada pela colonização portuguesa no Brasil e como isso afeta a valorização das comunidades e povos tradicionais. Além disso, trouxe exemplos relevantes para ilustrar seus argumentos, como a exploração dos territórios dessas populações por grandes empresas.

No que diz respeito ao critério de textualidade (dissertativo-argumentativo com tese, argumentação e conclusão), você estruturou bem seu texto em três partes: introdução, desenvolvimento e proposta de intervenção. Entretanto, é importante destacar que faltou uma tese clara logo na introdução — ela deve ser apresentada já nos primeiros parágrafos para guiar todo o restante do texto.

Quanto aos argumentos utilizados e às informações citadas relacionadas ao tema proposto, eles foram coerentes com as ideias defendidas no texto. No entanto, seria interessante ter explorado mais profundamente alguns pontos mencionados — por exemplo, explicando melhor como exatamente ocorre essa desvalorização das comunidades tradicionais ou trazendo dados estatísticos que reforcem suas ideias.

Sobre o uso adequado dos recursos coesivos (conectivos) para articular as partes do texto entre si: embora tenha havido algumas tentativas nesse sentido (como "antes de tudo", "outrossim" etc.), ainda há espaço para melhorias nesse aspecto. É importante utilizar conectivos de forma mais precisa e variada para garantir a coesão do texto.

Por fim, em relação à proposta de intervenção, você apresentou uma solução viável para o problema abordado. No entanto, é importante destacar que faltaram alguns elementos importantes na elaboração da sua proposta — por exemplo, não ficou claro qual seria o agente responsável pela ação ou como exatamente ela seria executada.

Em resumo, sua redação apresenta pontos positivos e negativos. Para melhorá-la ainda mais, sugiro que você trabalhe na clareza da tese logo no início do texto; explore com mais profundidade os argumentos utilizados; utilize recursos coesivos de forma mais precisa e variada; e elabore uma proposta de intervenção detalhada contendo todos os elementos exigidos pelo Enem. Parabéns pelo esforço!

Sua redação contém 14 desvios!
0
Avatar do usuário
Por mandenha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115249
OlrenBeat escreveu:NOTA FINAL 980!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em relação ao critério de desenvolvimento do tema proposto e uso de repertório sociocultural produtivo, você apresentou uma boa compreensão sobre o assunto. Você abordou a herança histórica deixada pela colonização portuguesa no Brasil e como isso afeta a valorização das comunidades e povos tradicionais. Além disso, trouxe exemplos relevantes para ilustrar seus argumentos, como a exploração dos territórios dessas populações por grandes empresas.

No que diz respeito ao critério de textualidade (dissertativo-argumentativo com tese, argumentação e conclusão), você estruturou bem seu texto em três partes: introdução, desenvolvimento e proposta de intervenção. Entretanto, é importante destacar que faltou uma tese clara logo na introdução — ela deve ser apresentada já nos primeiros parágrafos para guiar todo o restante do texto.

Quanto aos argumentos utilizados e às informações citadas relacionadas ao tema proposto, eles foram coerentes com as ideias defendidas no texto. No entanto, seria interessante ter explorado mais profundamente alguns pontos mencionados — por exemplo, explicando melhor como exatamente ocorre essa desvalorização das comunidades tradicionais ou trazendo dados estatísticos que reforcem suas ideias.

Sobre o uso adequado dos recursos coesivos (conectivos) para articular as partes do texto entre si: embora tenha havido algumas tentativas nesse sentido (como "antes de tudo", "outrossim" etc.), ainda há espaço para melhorias nesse aspecto. É importante utilizar conectivos de forma mais precisa e variada para garantir a coesão do texto.

Por fim, em relação à proposta de intervenção, você apresentou uma solução viável para o problema abordado. No entanto, é importante destacar que faltaram alguns elementos importantes na elaboração da sua proposta — por exemplo, não ficou claro qual seria o agente responsável pela ação ou como exatamente ela seria executada.

Em resumo, sua redação apresenta pontos positivos e negativos. Para melhorá-la ainda mais, sugiro que você trabalhe na clareza da tese logo no início do texto; explore com mais profundidade os argumentos utilizados; utilize recursos coesivos de forma mais precisa e variada; e elabore uma proposta de intervenção detalhada contendo todos os elementos exigidos pelo Enem. Parabéns pelo esforço!

Sua redação contém 14 desvios!
Muito obrigada!
0
Avatar do usuário
Por mandenha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115250
mandenha escreveu:No contexto da colonização, os portugueses impuseram sua cultura e seus costumes em detrimento dos povos originários, desprezando toda a pluralidade e riqueza que os mesmos possuíam e possuem. Nesse sentido, ao se analisar a conjuntura brasileira, nota-se uma herança histórica proporcionada pelo momento supracitado, pois ainda há a persistência de uma desvalorização de comunidades e povos tradicionais em território nacional (povos esses que não consistem apenas em indígenas, mas também nos quilombolas e comunidades ribeirinhas). Se apresentam como entraves para a valorização dessas populações não só a visão mercadológica dos territórios nos quais esses povos habitam, mas também uma falha na maneira como o sistema educacional brasileiro apresenta os nativos a seus estudantes.

Antes de tudo, vale ressaltar que a violação dos territórios e dos direitos dos povos tradicionais visando a obtenção de lucros por parte de grandes empresas vigora em território tupiniquim. No desenho animado "Tainá, a Guardiã da Floresta" há uma mensagem de valorização do território no qual os indígenas vivem. Contudo, se faz notório que tais territórios vêm sendo constantemente desvalorizados e ameaçados por meio da exploração indiscriminada e inconsciente de recursos, o que é resultado de uma visão cobiçosa e extrema do sistema capitalista, que tem como foco principal a obtenção de lucros a qualquer custo, o que gera, como consequência, o desrespeito e a não garantia da soberania das terras nas quais os povos originários vivem.

Outrossim, é importante pontuar um déficit educacional existente na antiga Ilha de Vera Cruz como um dos entraves para a resolução do embargo apresentado. Sofisma, por definição, é um raciocínio que produz a ilusão da verdade. Nesse sentido, tem se que anualmente no Brasil, no dia que homenageia os indígenas, grande parte da população pueril é caracterizada com vestimentas e pinturas corporais que remetem aos nativos, uma tentativa falha de conscientização acerca desses povos, sem que haja um estudo aprofundado sobre as diversas etnias indígenas existentes no país, gerando uma mentalidade sofística de "todos são a mesma coisa", o que promove a desvalorização desses povos, somada a ignorância de grande parte da população sobre a importância e a riqueza dos mesmos.

Portanto urge a necessidade de a escola, responsável pela formação do cidadão, passar a conscientizar seus estudantes acerca da pluralidade dos povos tradicionais do Brasil, por meio de palestras sobre as populações supracitadas, que demonstrem a contribuição de sua riqueza histórica e cultural para o território nacional, para que haja a diminuição dos estigmas atribuídos a essas sociedades no Brasil. Paralelamente, o Legislativo, responsável pelas leis em território nacional, deve produzir leis mais duras em relação à exploração dos territórios. Dessa forma, a problemática será amenizada.
Olá, @Samara102006. Bom dia . Conforme sua sugestão, eu refiz a redação.
1
Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#115253
@mandenha, Parabéns, o texto está muito bom! Só basta estudar pra evoluir ainda mais ❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
94 Exibições
por mariamoreir
0 Respostas 
72 Exibições
por miche684
1 Respostas 
66 Exibições
por laisap
0 Respostas 
126 Exibições
por amalriii
2 Respostas 
212 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
35 Exibições
por gracielle
6 Respostas 
266 Exibições
por mandenha
1 Respostas 
63 Exibições
por adrielli1503
0 Respostas 
33 Exibições
por saarahhh
0 Respostas 
27 Exibições
por Rochalaisa

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM