Antes de tudo, vale ressaltar que a violação dos territórios e dos direitos dos povos tradicionais visando a obtenção de lucros por parte de grandes empresas vigora em território tupiniquim. No desenho animado "Tainá, a Guardiã da Floresta" há uma mensagem de valorização do território no qual os indígenas vivem. Contudo, se faz notório que tais territórios vêm sendo constantemente desvalorizados e ameaçados por meio da exploração indiscriminada e inconsciente de recursos, o que é resultado de uma visão cobiçosa e extrema do sistema capitalista, que tem como foco principal a obtenção de lucros a qualquer custo, o que gera, como consequência, o desrespeito e a não garantia da soberania das terras nas quais os povos originários vivem.
Outrossim, é importante pontuar um déficit educacional existente na antiga Ilha de Vera Cruz como um dos entraves para a resolução do embargo apresentado. Sofisma, por definição, é um raciocínio que produz a ilusão da verdade. Nesse sentido, tem se que anualmente no Brasil, no dia que homenageia os indígenas, grande parte da população pueril é caracterizada com vestimentas e pinturas corporais que remetem aos nativos, uma tentativa falha de conscientização acerca desses povos, sem que haja um estudo aprofundado sobre as diversas etnias indígenas existentes no país, gerando uma mentalidade sofística de "todos são a mesma coisa", o que promove a desvalorização desses povos, somada a ignorância de grande parte da população sobre a importância e a riqueza dos mesmos.
Portanto urge a necessidade de a escola, responsável pela formação do cidadão, passar a conscientizar seus estudantes acerca da pluralidade dos povos tradicionais do Brasil, por meio de palestras sobre as populações supracitadas, que demonstrem a contribuição de sua riqueza histórica e cultural para o território nacional, para que haja a diminuição dos estigmas atribuídos a essas sociedades no Brasil. Paralelamente, o Legislativo, responsável pelas leis em território nacional, deve produzir leis mais duras em relação à exploração dos territórios. Dessa forma, a problemática será amenizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.