Sob esse viés, é válido destacar o agravamento de transtornos mentais, como a depressão, a partir das práticas de bullying nas escolas. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), um em cada dez estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying. Nesse sentido, a canção “Welcome to my life”, da banda Simple Plan, mostra como uma pessoa com distúrbios mentais se sente, descrita nos trechos “Você já se sentiu como se estivesse desmoronando?/Não, você não sabe como é/Quando nada parece estar bem”, depois de quase duas décadas de seu lançamento, nota-se o crescente aumento desses transtornos nos adolescentes. Assim, é imprescindível que as escolas adotem medidas de prevenção e combate ao bullying.
Ademais, vale ressaltar que a educação no Brasil se mostra ineficaz e incapaz de alcançar crianças e adolescentes, visto que, não fornece as bases para o mercado de trabalho, bem como, no período pré vestibular coloca o mundo sob os ombros de qualquer adolescente, isso tudo somado ao descaso do Estado com a saúde da juventude. Em vista disso, é de referir o 13° motivo, o qual levou Hannah a cometer suicídio, sendo o Sr. Porter, o conselheiro da escola a quem Hannah deu a entender sobre seus planos para cometer tal ato, todavia, ele apenas sugeriu que ela seguisse com sua vida, seus conselhos vagos conduziram para o triste desfecho da personagem. Sendo assim, constata-se que é de suma importância para os alunos ter o apoio da escola.
Portanto, conclui-se que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover a conscientização dos jovens acerca das consequências causadas pelo bullying, o que pode ser realizado em instituições públicas, como as escolas, bem como em ambientes virtuais, como as redes sociais, a fim de diminuir os casos de depressão e ansiedade. Além disso, o Estado deve criar um programa que leve psicólogos e psiquiatras às escolas, com o intuito de ajudar os profissionais da educação a lidarem com essas situações, e assim, dar apoio aos seus alunos. Dessa forma, será possível formar estudantes com equilíbrio emocional e menos suscetíveis a quadros depressivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada