Por MAUROJUNIOR
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Para Zygmunt Bauman, “não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”. Diante disso, é notório que a desigualdade social no Brasil gera uma crise que exclui e desvaloriza parcela da população, e gera um quadro de preocupação na sociedade hodierna. Nesse sentido, percebe-se um problema que resulta da violação de direitos básicos e de ações afirmativas ineficientes do governo.

A partir do contexto da desigualdade social, é mister ressaltar que a violação de direitos básicos é um desafio presente no problema. Isso porque, conforme estabelece a Constituição Federal em seu Art. 6, todos em uma sociedade devem dispor de uma educação, saúde e segurança de qualidade, para a construção de um corpo social igualitário em direitos básicos. Enfrentado, a medida que a desigualdade social cresce em um país, uma educação de qualidade se torna distante da realidade da população, visto que os fracos investimentos nessas áreas auxiliam em uma formação educacional deficitária e desqualificada, a qual afeta cerca de 10 milhões de pessoas - PNAD. Assim, isso dificulta não somente a participação desses indivíduos no mercado de trabalho mas também no ensino superior, além de fortalecer a marginalização da classe desfavorecida na sociedade.


Outrossim, a ineficiência de ações afirmativas do governo corrobora com o crescimento da desigualdade social no Brasil. Nessa perspectiva, é justo pautar que a criação de ações afirmativas, tais como auxílios econômicos, são criados no intuito de favorecer as classes mais marginalizadas da sociedade, uma vez que esses benefícios se tornariam uma forma de melhorar a economia dessas famílias. No entanto, durante a COVID-19, no ano de 2021, foi perceptível a ineficiência dessas ações afirmativas, que puderam ser usufruídas não somente pelas classes desprivilegiadas, mas também por parcela da população que não necessita desses auxílios. Logo, vê-se que um monitoramento pouco eficiente por parte do governo outorga uma realidade que ao invés de auxiliar as famílias economicamente danificadas, favorece a elite a manter a riqueza em suas mãos e mantém a desigualdade social no país.

Portanto, nota-se um problema que resulta da alienação de direitos básicos e ações afirmativas ineficientes. Para solucioná-lo, o Ministério da Educação, deve, por meio de políticas públicas, desenvolver programas que visem a distribuir maiores rendas a formação educacional e especialização dos indivíduos na sociedade, a fim de melhorar o preparo deles para o mercado de trabalho e diminuir as desigualdades encontradas. Tal ação pode, ainda, contar com uma maior segurança por parte do governo na disponibilização de auxílios econômicos, por meio de uma maior verificação da situação econômica dos indivíduos, na busca de melhorar a eficiência dessas ações afirmativas. Dessa maneira, urge que essas crises sejam contornadas, como aponta Bauman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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