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Por LuisCGHFC
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Historicamente, desde a vinda dos portugueses e primeiros europeus nas terras onde hoje é o Brasil, foi descoberto inúmeras tribos de povos nativos e, desde então, tiveram suas tradições desprezadas e territórios extorquidos. Compreender acerca dos demais povos é valorizar a diversidade étnica do país. Contudo, ainda persistem desafios para o combate da desvalorização dos mesmos. Faz-se, portanto, necessário o estabelecimento de políticas públicas para defendê-los.
De início, vale ressaltar a importância que os povos nativos apresentam para a formação de uma rica diversidade étnico-cultural nacional. Nesse contexto, é profundamente perceptível por alguns sociológicos que a valorização dos povos indígenas é necessário e que há nela uma grande quantidade de conhecimento, seja ele histórico, cultural ou sociológico.
Entretanto, não há uma valorização de povos tradicionais, devido às visões mercantis e catequizadoras durante o período colonial. Com a chegada dos jesuítas e dos bandeirantes, a repressão contra tribos indígenas se estabelece e cresce exponencialmente, tanto pela perda cultural, quanto pelo roubo territorial. Diante disso, é possível relacionar a desvalorização com a repressão sofrida.
Portanto, é perceptível que os povos nativos brasileiros reestabeleçam paulatinamente a identidade cultural. Para mudar essa realidade, é necessário que se estabeleçam políticas públicas que visam a recuperação e demarcação de terras indígenas, além disso, é necessário que o Governo Federal preserve e institua ações de combate às práticas ilegais de invasão de terras. Assim, espera-se que a valorização dos povos nativos seja estabelecida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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