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Por LuizGustavo7
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A constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu 6.° artigo, diferentes direitos a sociedade em variados eixos sociais -como à saúde, moradia e educação, por exemplo-, entretanto, após analisar a falta de medidas governamentais, essa promulgação se torna ineficiente em relação à valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Até quando persistirá a ausência estatal com relação ao reconhecimento dessas populações? Notoriamente, um descaso que precisa ser discutido.
Nesse sentido, torna-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem este quadro. Segundo a oficial legislação do país, apenas 28 de muitas outras comunidades e povos tradicionais no Brasil, foram reconhecidas, visivelmente, um alarme em respeito ao comprometimento governamental, a medida que estas populações nem ao menos estão registradas.
Ademais, as ações do poder superior, se não tratadas objetivando a melhoria, contribuirá ainda mais para a desigualdade com estes povos, além de, primeiramente, ser necessário a inibição dessa ausência. Martin Luther King (ativista político), já dizia: "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar", visto que, geralmente não há iniciativas estatais perante a este equilíbrio social.
Certamente, o combate à falta de reconhecimento e ações governamentais correlação a essas comunidades e povos tradicionais, precisa ser discutido. Portanto, cabe ao Estado, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), prestar atendimento a estas populações, com a comunicação via cartas, por exemplo, a fim de usufruir dessas informações que compartilharem através da instituída (PNPCT), visando utilizar-las para a concretização de medidas que contribuam para o equilíbrio social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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