Em primeira análise, a negligência estatal influencia a desvalorização dos povos tradicionais no Brasil. Segundo o filósofo John Locke, isso se configura a quebra do "Contrato Social" uma vez que o estado não estabelece melhorias para a valorização dos povos tradicionais no Brasil. Diante disso, esses povos têm enfrentado cada vez mais desafios, tais como: a ameaça de seus territórios, os seus saberes tradicionais e ancestrais. Dessa forma, são necessárias criações de políticas públicas que visem garantir direitos e valorização para essas populações.
Paralelo a isso, a falta de conscientização sobre a importância histórica dos povos tradicionais contribui para a piora dessa situação, pois trazem novos costumes e conhecimentos para a sociedade atual. De acordo com o Ministério Público Federal, o estado com maior concentração de famílias indígenas é a Amazônia e com menos números de famílias indígenas é a Roraima. Diante disso, é possível identificar que os povos indígenas têm se isolado cada vez mais, levando consigo seus saberes tradicionais e ancestrais.
Portanto, o Governo deve disponibilizar em escolas e em centros de convivências sociais, campanhas e políticas públicas com a finalidade de recuperar seus próprios saberes tradicionais e ancestrais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.