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Por fairymxndes
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#113206
A série “Black Mirror” é britânica e, atualmente, exibida na plataforma Netflix. O seriado retrata de forma escarnecida as consequências de uma futura sociedade movida a tecnologia. Em um de seus episódios é apresentado o assédio virtual sofrido por uma personagem fictícia em virtude de sua aparência, uma vez que essa acaba buscando padrões físicos inalcançáveis. Não distante da ficção, observa-se que, no Brasil, os efeitos da manipulação de imagem nas redes sociais não são diferentes dos retratados na trama, uma vez que a sociedade se vê influenciada por uma mídia manipuladora e mentirosa. Sob esse viés, torna-se necessário a analise acerca de causas, consequências e possível resolução da problemática.

De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. De maneira análoga, salienta-se o efeito que a normalização de um único estereótipo de beleza apresentado na mídia tem coadjuvado para o aumento de mentiras na internet, em razão da opressão estética social exercida por usuários. Por consequinte, cada vez mais pessoas são impulsionadas a desenvolver uma falsa realidade ideológica afim de se encaixarem na premissa idealizada, o que se torna um ciclo contínuo e viciante.

Outrossim, é pertinente ressaltar que, conforme o filósofo Theodor Adorno, as mídias, como a televisão e o rádio, causavam danos à formação psíquica, moral e ética dos cidadãos, pois a máquina maliciosa de entretenimento esta no controle das grandes corporações midiáticas. Seguindo esse princípio, é possivel relacionar diretamente a degradação da distorção de imagem com empresas de cosméticos, visto que elas são as principais fontes de venda da imagem estética inatingível, padronizando e massificando seus produtos como forma de rendibilidade. Dessa maneira, percebe-se que os cidadãos são inconscientemente moldados de forma consumista, podendo amplificar ainda mais a agravante em questão.

Em face do relatado, faz-se necessário que o Estado opere uma fiscalização das empresas privadas para que estas cumpram com a Lei Geral de Proteção de Dados e desenvolva um setor tecnológico que garanta a proteção de dados dos usuários do ambiente virtual. Ademais, observa-se que é premente a intervenção dos órgãos do Executivo, sobretudo do Ministério da Educação, com intuito de promover uma discussão qualificada por meio de campanhas sobre educação digital e o uso consciente da tecnologia nas escolas, universidades e ambientes que possa atingir o público jovem e, assim, evitar que a problemática pormenorizada na série se torne realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por abiaacs
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#113231
boa noite, @fairymxndes,

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

A série (britânica) “Black Mirror” [é britânica e], atualmente, exibida na plataforma Netflix[. O seriado](,) retrata de forma escarnecida as consequências de uma futura sociedade movida a tecnologia. Em um de seus episódios é apresentado o assédio virtual sofrido por uma personagem fictícia em virtude de sua aparência, uma vez que essa acaba buscando padrões físicos inalcançáveis. Não distante da ficção, observa-se que, no Brasil, os efeitos da manipulação de imagem nas redes sociais não são diferentes dos retratados na trama, uma vez que a sociedade se vê influenciada por uma mídia manipuladora e mentirosa. Sob esse viés, torna-se necessário a analise acerca de causas, consequências e possível resolução da problemática.

obs, intro:
- Excelente introdução. Só se atente ao início.


(Nesse sentido, devido a existência de um padrão ideologico no Brasil, diverssas pessoas são induzidas a recorrer a procedimentos estéticos e a mentir na internet. Prova disso,) [De acordo com] o sociólogo Pierre Bourdieu(, em um de seus trabalhos, ensina que) o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. De maneira análoga, salienta-se o efeito que a normalização de um único estereótipo de beleza apresentado na mídia tem coadjuvado para o aumento de mentiras na internet, em razão da opressão estética social exercida por usuários. Por consequinte, cada vez mais pessoas são impulsionadas a desenvolver uma falsa realidade ideológica afim de se encaixarem na premissa idealizada, o que se torna um ciclo contínuo e viciante. (Sendo assim, intervenções são necessárias para que tais problemas diminuam na sociedade)

obs, d1:
- Antes de iniciar seu desenvolvimento, procure fazer uma frase de iniciação.
- Tente concluir seu parágrafo.


Outrossim, (o mal uso de plataformas midiáticas, por grandes empresas, promove para que a sociedade seja alienada. Diante disso,) é pertinente ressaltar que, conforme o filósofo Theodor Adorno, as mídias, como a televisão e o rádio, causavam danos à formação psíquica, moral e ética dos cidadãos, pois a máquina maliciosa de entretenimento [esta] (está) no controle das grandes corporações midiáticas. Seguindo esse princípio, é possivel relacionar diretamente a degradação da distorção de imagem com empresas de cosméticos, visto que elas são as principais fontes de venda da imagem estética inatingível, padronizando e massificando seus produtos como forma de rendibilidade. Dessa maneira, percebe-se que os cidadãos são inconscientemente moldados de forma consumista, podendo amplificar ainda mais a agravante em questão. (Com isso, é preciso que soluções sejam implantadas, para que tais malefícios deixem de ocorrer.)


Em face do relatado, faz-se necessário que o Estado opere uma fiscalização das empresas privadas(,) para que estas cumpram com a Lei Geral de Proteção de Dados e desenvolva um setor tecnológico que garanta a proteção de dados dos usuários do ambiente virtual. Ademais, observa-se que é premente a intervenção dos órgãos do Executivo, sobretudo do Ministério da Educação, com intuito de promover uma discussão qualificada(,) por meio de campanhas sobre educação digital e o uso consciente da tecnologia nas escolas, universidades e ambientes que possa atingir o público jovem e, assim, evitar que a problemática pormenorizada na série se torne realidade.

obs, conclusão:
- 1° intervenção: Estado não é agente, procure algo mais específico. Ausência do meio e do detalhamento. Além disso, não vejo como sua proposta soluciona o problema apresentado no d1, visto que tal padrão não está somente no meio virtual e sim intrínseco na sociedade brasileira.
- 2° intervenção: Ausência da ação.


observações gerais:
- Parabéns pelo texto, gostei bastante. Só se atente as observações apontadas. Abraços!

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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