Diante desse cenário, medidas devem ser tomadas para frear essa situação. Na mesma lógica, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima-se que a região mais desmatada da Amazônia - floresta tropical que cobre boa parte do noroeste brasileiro - está localizada no estado de Rondônia, onde vem ocorrendo devastações, destruindo o habitat de várias espécies. Sendo assim, faz-se mister a reformulação dos atos catastróficos de forma urgente.
Ademais, é válido ressaltar que a caça, mesmo sendo proibida há mais de seis décadas, ainda é praticada ilegalmente. De acordo com o escritor brasileiro Carlos Drummond, "A natureza não faz milagres, faz revelações.", na perspectiva do escritor a natureza revela o quão evidente é a diminuição da comunidade de animais na natureza devido ao aniquilamento. Portanto, retarda a resolução do empecilho já que a caça deliberada contribui para a perpetuação desse quadro deletério que é a extinção.
Em suma, fica evidente a necessidade de medidas que venham a reduzir a extinção de animais no Brasil. Para tanto, o Governo, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deve criar projetos que visem informar a população sobre as consequências da diminuição de animais na natureza e, também, fiscalizações constantes para impedir a atividade da caça ilegal. Isso deve ocorrer por meio de noticiários e anúncios televisivos, com a atuação de profissionais competentes, a fim de preservar a fauna e a biodiversidade brasileira
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.