Diante desse cenário, é válido ressaltar que a intolerância política produz o assédio moral. Isso porque, um indivíduo ao manisfestar sua opinião política e esta ser diferente do pensamento de seus colegas de serviço, muitas vezes, essa pessoa tem a sua liberdade de se expressar atacada, ao ser vítima de sarcasmos, críticas, ofensas e até violência física, que assediam a sua integridade. Sob esse viés, esses atos configuram uma violação do direito previsto no artigo 1° da Constituição Federal, o qual afirma que a dignidade é primordial a todo ser humano e vetor de todos os demais direitos humanos. Assim, ao ser vítima dessa situação degradante, o trabalhador é obrigado pedir demissão, visto que, não a suporta mais.
Ademais, a omissão do Estado perante a essa questão, perpetua ocorrências de assédios no ambiente de trabalho público. Nesse sentido, em seu livro "O Cidadão de Papel", Gilberto Dimenstein afirma que a população verde-amarela tem um excelente conjunto de leis na teoria, entretanto, não se fazem eficazes na prática. Em razão disso, as pessoas continuam sendo assediadas moralmente, ainda que, o assédio moral esteja incluso no Código Penal, esse impasse é ignorado e tido como invisível pelo Estado, que não age para que essa lei seja devidamente aplicada no país. Dessarte, é inadmissível que o Governo não se mobilize para reverter esse quadro.
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas pra combater o assédio moral no serviço público. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Trabalho - órgão responsável pela política e pelas diretrizes do trabalho - viabilize a supressão dessa adversidade, por meio da inserção de fiscais que façam visitas todas as semanas em locais de trabalho público, para observar eventuais casos dessa improbidade e encaminhá-los à polícia local, com o fito de minimizar episódios de assédio moral. Dessa forma, cenários protagonizados por Andrea no filme, não serão presentes na realidade contemporânea.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.