Por Anne24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82003
Na obra cinematográfica "O Diabo Veste Prada", a personagem Andrea é contratada pela Revista Runway e sofre uma série de humilhações e insultos de sua chefe e de suas colegas de trabalho. Em paralelo com a trama, episódios de assédio moral se tornam cada vez mais recorrentes no serviço público brasileiro. Desse modo, é fundamental mitigar a perseguição política e a inoperância estatal para combater a problemática.

Diante desse cenário, é válido ressaltar que a intolerância política produz o assédio moral. Isso porque, um indivíduo ao manisfestar sua opinião política e esta ser diferente do pensamento de seus colegas de serviço, muitas vezes, essa pessoa tem a sua liberdade de se expressar atacada, ao ser vítima de sarcasmos, críticas, ofensas e até violência física, que assediam a sua integridade. Sob esse viés, esses atos configuram uma violação do direito previsto no artigo 1° da Constituição Federal, o qual afirma que a dignidade é primordial a todo ser humano e vetor de todos os demais direitos humanos. Assim, ao ser vítima dessa situação degradante, o trabalhador é obrigado pedir demissão, visto que, não a suporta mais.

Ademais, a omissão do Estado perante a essa questão, perpetua ocorrências de assédios no ambiente de trabalho público. Nesse sentido, em seu livro "O Cidadão de Papel", Gilberto Dimenstein afirma que a população verde-amarela tem um excelente conjunto de leis na teoria, entretanto, não se fazem eficazes na prática. Em razão disso, as pessoas continuam sendo assediadas moralmente, ainda que, o assédio moral esteja incluso no Código Penal, esse impasse é ignorado e tido como invisível pelo Estado, que não age para que essa lei seja devidamente aplicada no país. Dessarte, é inadmissível que o Governo não se mobilize para reverter esse quadro.

Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas pra combater o assédio moral no serviço público. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Trabalho - órgão responsável pela política e pelas diretrizes do trabalho - viabilize a supressão dessa adversidade, por meio da inserção de fiscais que façam visitas todas as semanas em locais de trabalho público, para observar eventuais casos dessa improbidade e encaminhá-los à polícia local, com o fito de minimizar episódios de assédio moral. Dessa forma, cenários protagonizados por Andrea no filme, não serão presentes na realidade contemporânea.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#82043
Anne, sua redação está excepcional. Tem bom uso de conectivos, uma ótima tese, e adorei a citação de O diabo veste Prada, filme que eu amo!! :D

Em especial, tua conclusão tá incrível, completa e com uma proposta de intervenção original, diferente de várias que já li por aqui. Parabéns mesmo! Única dica: se atente ao uso das vírgulas! Acredito que os erros que notei relacionados a isso, sejam somente descuido, então fica de olho. Ademais, tá tudo certinho na minha opinião! Bom ENEM!

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
0
Por Anne24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82065
@anaclaradll
Obrigada pela correção!! E bom Enem para você também! 😊
0
Avatar do usuário
Por Jotaveh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82141
Na obra cinematográfica "O Diabo Veste Prada", a personagem Andrea é contratada pela Revista Runway e sofre uma série de humilhações e insultos de sua chefe e de suas colegas de trabalho. Em paralelo com a trama, episódios de assédio moral se tornam cada vez mais recorrentes no serviço público brasileiro. Desse modo, é fundamental mitigar a perseguição política e a inoperância estatal para combater a problemática.
repertório + relação + tese

Diante desse cenário, é válido ressaltar que a intolerância política produz o assédio moral. Isso porque, um indivíduo [vírgula aqui] ao manisfestar sua opinião política e esta ser diferente do pensamento de seus colegas de serviço, muitas vezes, essa pessoa[remova] tem a sua liberdade de se expressar atacada, [remova essa vírgula] ao ser vítima de sarcasmos, críticas, ofensas e até violência física, [virgula indevida pois a conjunção integrativa "que" substitui a vírgula] que assediam a sua integridade. Sob esse viés, esses atos configuram uma violação do direito previsto no artigo 1° da Constituição Federal, o qual afirma que a dignidade é primordial a todo ser humano e vetor de todos os demais direitos humanos. Assim, ao ser vítima dessa situação degradante, o trabalhador é obrigado pedir demissão, visto que, não a suporta mais.
ótima argumentação

Ademais, a omissão do Estado perante a essa questão, [não se separa sujeito de verbo, vírgula indevida] perpetua ocorrências de assédios no ambiente de trabalho público. Nesse sentido, em seu livro "O Cidadão de Papel", Gilberto Dimenstein afirma que a população verde-amarela tem um excelente conjunto de leis na teoria, entretanto, não se fazem eficazes na prática. Em razão disso, as pessoas continuam sendo assediadas moralmente, ainda que, o assédio moral esteja incluso no Código Penal, esse impasse é ignorado e tido como invisível pelo Estado, que não age para que essa lei seja devidamente aplicada no país. Dessarte, é inadmissível que o Governo não se mobilize para reverter esse quadro.
ótima argumentação.

Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas pra combater o assédio moral no serviço público. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Trabalho - órgão responsável pela política e pelas diretrizes do trabalho - viabilize a supressão dessa adversidade, por meio da inserção de fiscais que façam visitas todas as semanas em locais de trabalho público, [vírgula indevida] para observar eventuais casos dessa improbidade e encaminhá-los à polícia local, com o fito de minimizar episódios de assédio moral. Dessa forma, cenários protagonizados por Andrea no filme, não serão presentes na realidade contemporânea.

todos os elementos e fechamento.


você repete "assédio moral" 5x
assédio é repetido 6x
poderia ter utilizado sinônimos: "assédios morais" já resolveria a questão. tente não repetir mais de 3x.
você perde ponto na C1, repertório linguístico.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Improbidade Administrativa no Serviço Público
por Keysse    - In: Outros temas
4 Respostas 
178 Exibições
por Keysse
Ética no serviço publico
por salex0632    - In: Outros temas
1 Respostas 
178 Exibições
por salex0632
0 Respostas 
73 Exibições
por AnaBia890
0 Respostas 
30 Exibições
por Bruno90
0 Respostas 
175 Exibições
por Cintyaaakk
0 Respostas 
207 Exibições
por davimaguiar
2 Respostas 
173 Exibições
por mari799
3 Respostas 
224 Exibições
por Melk19
0 Respostas 
56 Exibições
por andrea12388
0 Respostas 
23 Exibições
por jvblima

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Katsmoking lais458 Felipe082 podem corrig[…]

A solidariedade pode ser uma grande qualidade do s[…]

Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM