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#51974
A "atitude Blasé", termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel em seu livro "The Metropolis and Mental Life", manifesta-se quando o indivíduo age com indiferença diante situações a que deveria dar atenção. Tal comportamento pode ser frequentemente observado quando se trata do aumento das doenças psicológicas, uma vez que o tema é permeado pelo preconceito e a falta de visibilidade, o que impede o devido diagnóstico e tratamento dos doentes.

O sociólogo polonês Zygmund Bauman cunhou o termo Modernidade Líquida para designar o mundo atual, o qual, diferente da Modernidade Sólida, não traz uma trajetória pronta para os indivíduos assimilarem. Com essa liquidez, os cidadãos tiveram mais liberdade para escolherem suas carreiras, relacionamentos, etc. Entretanto, também fez com que a responsabilidade pelas falhas coubesse totalmente ao indivíduo, fazendo com que cada escolha carregasse o peso da apreensão e da incerteza, um ambiente propício às doenças mentais.

Até a metade do século XX, o termo histérico era usado para designar variados tipos de doentes mentais, sem levar em conta suas particularidades. Tal palavra demonstra o preconceito e o estigma que os indivíduos doentes carregavam, uma vez que eram vistos como pessoas que sofreram algum tipo de desvio de conduta, mas que não sofriam de algo sério o bastante para ser catalogado. Apesar do termo estar em desuso atualmente, a discriminação e o descaso da sociedade permanecessem, concretizadas na falta de acompanhamento psicológico e desconhecimento de diagnósticos.

Considerando o exposto, é mister que medidas públicas garantam a visibilidade das doenças mentais e seu devido tratamento. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, a ampliação de Centros de Atenção Psicossocial e o investimento em profissionais especializados, assim como o uso de propagandas para conscientizar a população sobre as causas dos distúrbios mais comuns e como obter diagnósticos. Somente dessa forma a "atitude Blasé" que Simmel propôs não será mais aplicada a essa problemática, combatendo o preconceito que a permeia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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