• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Pripri
#69745
Evasão escolar no Brasil

Emanuel Kant um dos principais inspiradores dos ideais iluministas do séc XVIII, estimulava o homem europeu a "ousar pensar" ,partindo da perspectiva que o conhecimento emancipa o homem em sociedade, criando assim um pensamento crítico sobre suas próprias ações, tal apontamento é necessário pois ajuda a dar inicialização ao tema ,visto que a educação é de extrema importância para a evolução da sociedade.
Com o auxílio de pesquisas sobre a evasão escolar, é possível observar um aumento significativo desse problema visto que em 2018 o Inep divulgou dados que demonstram a existência de 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola ,são diversos fatores que contribuem para a questão, dentre eles é possível abordar problemas sociais, familiares e de administração pública. Além disso vale ressaltar que nós últimos dois anos ,graças a ascensão do covid19 muitos estudantes abandonaram a escola ,por dificuldades no EaD-sistema aplicado durante a pandemia para a continuação da educação- problemas de renda, e fragilização da saúde mental.
O filósofo Platão em sua obra Mito das cavernas exemplifica metaforicamente oque a ausência do conhecimento e a aceitação do senso comum podem fazer com o indivíduo, visto que em resumo são colocados sujeitos desde pequenos presos em cavernas em que a única visao que conseguem são a projeção das suas sobras nas paredes; a partir desse excerto é possível relacionar com o contexto atual , onde os indivíduos privados do conhecimento enxergam um mundo por lentes que torna a realidade fictícia, com apenas a foco no que lhe convém , além disso tendem a aceitar com facilidade o senso comum ,pois se tornam incapazes de pensar criticamente sobre a realidade que os cerca.
Dessa forma é possível concluir que a educação é essencial não só para a sociedade mais também para o indivíduo; Cabe assim ao Ministério da Educação promover políticas e monitoramentos eficazes que visem ter como foco principal estudantes com dificuldade escolar e que possam futuramente abandonar a escola. Ao governo é atribuído o papel de garantir a igualdade para todos os estudantes, ajudando assim em possíveis problemas financeiros e sociais.
Portanto com o incentivo e ajuda desses órgãos governamentais é possível construir uma sociedade com ideias katinianos proporcionando a democratização do conhecimento, a igualdade social, uma menor vasão escolar ,ajudando não só na atualidade quanto no futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

LeighTeabing JoaoPedro72 Higorvaz EuDavil[…]

JoaoPedro72 Higorvaz geoca obrigada pelas co[…]

Pessoal, podem me ajudar corrigindo e pontuando? A[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM