Avatar do usuário
Por EstudoHselj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#100805
No Brasil, no início do séculos XVI já existia o cultivo do tabaco, quando os primeiros portugueses desembaraçar no país, encontraram o tabaco em quase todas as tribos indígenas. Logo, o tabaco foi perpetuando ainda mais no país e na Europa. Com isso até os dias atuais trazendo diversos problemas. Nesse contexto, cabe reconhecer o prisma sociocultural, bem como a ineficácia de políticas públicas que contribuem para a existência desse impasse.
Em primeiro plano, vale ressaltar as raízes culturais como fator que ganha força nessa discussão. Percebe - se a existência na sociedade de um histórico cultural do consumo do tabaco, advindo dos indígenas e portugueses, que influenciaram atualmente o tabagismo no país. Principalmente, também pela indiferença da coletividade quanto aos riscos do consumo e comércio desordenado, sem pensar nas consequências que acarreta à saúde, tais como problemas no pulmão como o câncer e em outros órgão vitais. Segundo o laboratório Oswaldo Cruz no Brasil o tabagismo mata mais de 200 mil indivíduos por ano no país.
Ainda na perspectiva dessa discussão, deve - se, apontar a negligência governamental também se faz relevante. Prova disso é a forma como o Governo Federal em conjunto com o Ministério da Saúde costuma lidar com essa questão. Visto que, apesar da Constituição Federal de 1988 determinar, como direito fundamental do cidadão brasileiro à saúde, não é concretizada. Pois não há investimentos destinados a campanhas publicitárias para conscientização da sociedade, acerca dos riscos do tabagismo à saúde. De acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS) cerca de 11% da população brasileira é fumante.
Portanto, observa-se a urgência de findar essa adversidade notória na estrutura do Brasil. Para isso, é necessário que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde reforce políticas a população acerca dos desafios no combate ao tabagismo. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de campanhas publicitárias nas redes sociais e na mídia televisiva, as quais irão promover a conscientização e a visibilidade à temática na sociedade brasileira, debates acerca da importância do encerramento do consumo do tabaco, também ao comércio desordenado do tabaco uma vez que não tem benefícios ao corpo social, principalmente, por se tratar do tabaco que traz apenas malefícios à saúde. Enfim, a partir dessa iniciativa, pode-se esperar que o tabagismo seja superado definitivamente pela nação brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
178 Exibições
por amandas98
0 Respostas 
143 Exibições
por Maike72
0 Respostas 
77 Exibições
por Anacarol12
0 Respostas 
62 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
55 Exibições
por surtndplenem
0 Respostas 
50 Exibições
por surtndplenem
0 Respostas 
100 Exibições
por Wklicida
0 Respostas 
128 Exibições
por AlineA
Tabagismo entre os jovens no Brasil
por emelyn    - In: Outros temas
0 Respostas 
86 Exibições
por emelyn
0 Respostas 
87 Exibições
por Walquiria0

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM