Por Josyaraujo
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do desafio não combate ao tabagismo entre jovens brasileiros. Nesse contexto percebe-se a configuração de um grave problema de contorno específico, em virtude de insuficiência Legislativa e silenciamento.
Em primeiro plano, é preciso atentar para insuficiência Legislativa presente na questão. Nessa perspectiva a máxima de Martin Luther King " a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar" cabe perfeitamente. Observa-se que o cigarro é a principal causa de morte segundo a OMS. E que milhões de adolescente de 12 a 17 anos já experimentou o tabagismo. Deste modo, tende-se como consequência a generalização da Injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange à questão.
Além disso, o combate ao tabagismo entre jovens brasileiros, encontra terra fértil na falta de debate. Na obra " modernidade líquida", Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso,há, como consequência a falta de empatia,pois , para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre o problema funciona como um forte empecilho para sua resolução.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura deve desenvolver palestras em escolas, para alunos do ensino médio, por meio de entrevista com vítima do problema, bem como especialista no assunto. Tais palestras deve ser webconferenciadas nas redes sociais, dos Ministérios, objetivo de trazer mais lucidez sobre o desafio no combate ao tabagismo entre jovens brasileiros e atingir um público maior. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira óleo de forma mais otimista, para diferença,pois, como constatou Hannah Arendt:" a pluralidade é a lei a terra".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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