• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82211
Na série animada "Infinity Train", retrata a história de Tulip, ao fugir de casa após uma briga com seus pais que se recusaram a levar a filha em um acampamento. Nesse sentido, a narrativa revela que a garota encontra um trem em uma floresta e decide entrar, porém, um portal é aberto e a leva para uma outra dimensão a deixando presa, fazendo com que Tulip fique arrependida e tente voltar para casa. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada na série pode ser relacionada aos desafios de combater o desaparecimento de pessoas no Brasil, o qual apresenta diversas barreiras. Esse cenário é fruto tanto do conflito intrafamiliar, quanto do tráfico humano, que é responsável pela maioria dos desaparecimentos forçados. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses fatores que favorecem a persistência desse quadro.
Em primeira análise, é fundamental pontuar que essa problemática deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de aparatos que reduzem tais recorrências. Nesse sentido, essa questão influencia a inexistência de organizações voltadas para conscientizar a população acerca desse assunto. De acordo com a estilista francesa Coco Chanel, “o ato mais corajoso é pensar por você mesma. Em voz alta”. Sob esse viés, deve-se mencionar que as famílias afetadas pelo infortúnio não recebem o apoio necessário, uma vez que os familiares devem agir por conta própria devido à baixa ação dos órgãos de defesa, o que resulta na carência do auxílio psicossocial.
Ademais, a Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6º, o direito a segurança como inerente à todo cidadão brasileiro. Contudo, também vale destacar que isso é uma realidade distante, visto que, nem todos os brasileiros têm acesso à este direito. Assim, evidencia-se o aumento da taxa de violência que está relacionada aos desaparecimentos já que o tráfico de humanos tem grande intervenção nesse estorvo. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, existem mais de 60.000 desaparecidos no país, sendo 172 casos por dia, comprovando que este é um problema silenciado, uma vez que não há ampla divulgação dessas informações na mídia, por exemplo. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas para combater o avanço dessa adversidade. Para isso é primordial que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio das mídias, será revertido em divulgação periódica de imagens de pessoas desaparecidas, em conjunto com contatos à realização e denúncias, através de projetos e remodelações, objetivando propagar informações sobre essas pessoas desaparecidas, a fim de efetivar o auxílio popular às buscas dos desaparecidos e conscientizem todos sobre as atitudes necessárias à prevenção da ocorrência desse mal, com o intuito de mitigar essa controversa. Assim, o corpo social se consolidará mais harmonioso, onde será possível reverter a problemática retratada em "Infinity Train".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#82217
C1: Cuidado com a crase
Ademais, a Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6º, o direito à segurança (Coloca crase)
à este direito (Sem crase)
c2: ok
c3: ok
c4: Repetiu um conectivo
Nesse sentido, a narrativa revela (Parágrafo 1)
Nesse sentido, essa questão influencia (Parágrafo 2)
c5: Ok

Tirando isso, sua redação tá ótima e boa sorte domingo!
#82284
Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição brasileira assegura à população o direito à segurança. Contudo, essa garantia é distorcida, visto que o desaparecimento de pessoas ainda é um problema no Brasil. Dessa maneira, percebe-se - a partir da análise desse impasse - sua vinculação a duas principais causas: a desinformação e a negligência governamental.
Nessa perspectiva, é válido ressaltar a carência de informações disponibilizadas ao povo. Nesse cenário, vários opositores da ditadura sumiram, sem explicações, durante o regime militar iniciado em 1964. Assim como na época ditatorial, a falta de conhecimento acerca desses casos ainda dificulta a busca pela verdade. Logo, é inadmissível que - em pleno século XXI - tal entrave ainda perdure.
Ademas, vale salientar a pouca ou nula ênfase do governo perante o sumiço de cidadãos. Sob essa óptica, o livro "Utopia" retrata uma sociedade perfeita, desprovida de conflitos e problemas. Contrário à ficção, o governo brasileiro descuida desse tipo de problemática, dificultando sua amenização. Dessa forma, faz-se necessário promover o fim desse obstáculo urgentemente.
Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar as causas do desaparecimento de brasileiros. Para tanto, os ministérios, a exemplo do Ministério das Comunicações, devem promover campanhas acerca dessa questão, por intermédio das diversas formas da mídia. Essa iniciativa teria como finalidade auxiliar a procura das famílias por seus parentes, para que enfim possa-se desfrutar dos direitos constitucionais.

Segundo a Declaração Universal dos D[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM