Avatar do usuário
Por IrisGom428
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79142
Segundo o filósofo sul-coreano Byung-chul Han, em "Sociedade do cansaço", o século XXI é dominado por uma hipervalorização do desempenho, no qual a individualidade é extrema em detrimento do altruísmo. Nesse panorama, o indivíduo, imerso em si mesmo, não consegue enxergar e aceitar a necessidade do debate sobre saúde pública no Brasil. Para isso é mister desnudar os papéis sociais do estado do sistema educacional no tocante a essa realidade brasileira.
Primordialmente, é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a saúde pública no Brasil. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra "cidadão de papel", a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para aplicação do artigo 6° da "Constituição Cidadã", que garante, entre tantos direitos, a saúde. Isso é perceptível seja pela pequena campanha de conscientização acerca da importância da saúde pública, seja pelo pouco investimento destinado aos hospitais públicos. Assim, infere-se que nem o princípio jurídico foi capaz de garantir a saúde pública.
Denunciasse, outrossim, que o agravamento do impasse poderia ser evitado, se o sistema educacional brasileiro abordasse com eficácia o assunto. Afinal o debate sobre a saúde pública brasileira, quando acontece é superficial, uma vez que o currículo escolar organiza os saberes para que sejam utilizados em vestibulares; não como vivência social e coletiva. Dessa forma os cidadãos brasileiros até reconhecem a importância e necessidade do debate sobre a saúde pública para a sociedade, porém não sabem como lidar com a situação. Assim confirma-se o que cantou o rapper brasileiro Gabriel, o Pensador: "Não adianta olhar para o céu com muita fé e pouca luta"-isso pois a situação não será resolvida apenas com boa vontade.
Portanto, são essenciais medidas operantes para um debate mais eficaz sobre a saúde pública brasileira. Para isso o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Saúde e da Educação, deve oferecer palestras e seminários nas escolas e em espaços públicos para uma maior campanha de conscientização. Causando assim, um importante impacto na construção da consciência coletiva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Debate sobre a saúde pública no Brasil
por DaviZambom    - In: Outros temas
0 Respostas 
74 Exibições
por DaviZambom
Debate sobre a gordofobia no Brasil.
por annelyx    - In: Outros temas
5 Respostas 
246 Exibições
por Felipe082
2 Respostas 
214 Exibições
por jinniearts
0 Respostas 
89 Exibições
por Sahrebb
4 Respostas 
230 Exibições
por Samara102006
2 Respostas 
339 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
46 Exibições
por vinimvvt
0 Respostas 
90 Exibições
por Paodebatata
0 Respostas 
78 Exibições
por Gus7
0 Respostas 
167 Exibições
por aluna111

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM