Em primeiro lugar, a quantidade excessiva de presos tem grande papel na crise do sistema prisional brasileiro. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional, em 2014 o número de detentos foi para 622 mil, mas número de vagas nas prisões era de 371,8. Tal fato mostra uma falta de racionalidade do Poder Público, que prende muito mais pessoas do que a infraestrutura do país permite.
Ademais, o descaso governamental em relação à problemática também corrobora para sua persistência. Conforme a Constituição Federal de 1988, todos os indivíduos nascem iguais em dignidade e direitos, porém tal máxima, infelizmente, não é levada em consideração. Como prova disso, um levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público de 2018 apontou que 58% do sistema carcerário do Nordeste não dispõe atendimento médico para seus detentos, o que aponta uma grande negligência por parte do Governo Federal, que não investe suficientemente nas prisões do país.
Portanto, ações são necessárias a fim de atenuar a adversidade. Para que isso ocorra, o Estado deve, por meio de verbas governamentais, investir na construção de mais presídios pelas cidades brasileiras e também nos serviços prestados dentro destas, para que os presidiários tenham a devida assistência médica e educacional. Assim, a crise no sistema prisional brasileiro irá ser com tempo mitigada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.