Primeiramente, Vale ressaltar que em um povo o qual muitos indivíduos praticam uma mesma religião há tendências de rejeitar novas crenças. Nesse sentido, no Século XVI a Europa estava sendo dominada pelo catolicismo, e em contrapartida as reformas luteranas iniciou a Inquisição que perseguia, matava e queimava qualquer pessoa que não seguisse os dogmas católicos. Esse ocorrido pode ser visto, em porções amenizadas, no corpo social brasileiro que de acordo com o IBGE tem 86,6% de cristãos no território, que consequentemente gera perseguição a religiões africanas como o candoublé e a ubanda, por serem uma pequena parcela da população e por não crerem no mesmo Deus Cristão e em suas doutrinas. Logo, o que é diferente na sociedade é visto como errado e é rejeitado.
Ademais, o preconceito gerado por uma generalização de indivíduos transgressores participantes de uma determinada crença pode intensificar a intolerância religiosa. Sobre essa óptica, em 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos sofreu ataques de terroristas liderados por Bin Laden que destruíram dois prédios importantes para a nação. Esses terroristas eram participantes na religião islâmica e até hoje seus praticantes sofrem preconceito religioso por serem comparados com terroristas. Com tudo, a universalização de uma população que segue uma fé a um único indivíduo intensifica preconceitos contra algumas crenças.
Portanto, faz-se importante que o Ministério da Economia aliado com o Ministério da Educação criem projetos educacionais, por meios de aulas para a história da religião que ensinaram aos alunos da Rede Pública sobre todas as religiões existentes no Brasil, ensinando suas origens, os tipos de povos participantes e suas principais características além de mostrar os tipos de preconceitos religiosos vigentes no país. Assim diminuindo a intolerância religiosa em discussão do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.