#63027
Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que observa-se na realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez o respeito e responsabilidade no trânsito apresentam barreiras, as quais dificultam a sua concretização. Dessa forma, pode-se afirmar que essa problemática ocorre devido: ao consumo de álcool, bem como pelo uso do celular ao volante.
Sob esse viés, vale ressaltar que o consumo de álcool associado volante pode causar tragédias irreversíveis. Na série animada de TV, "Os Simpsons", o personagem Homer, diz que o álcool é a causa e a solução de todos os problemas. Nesse sentido, o álcool pode ser uma maneira de fugir dos problemas momentâneos, mas ao mesmo tempo se tornar um inimigo mortal para aqueles que o consomem, quanto para aqueles que não fazem o uso. Lamentavelmente, devido ao consumo excessivo desse produto muitos acidentes são provocados, e que acabam tirando a vida de pessoas inocentes. Sendo assim, o álcool é o principal causador desse problema.
Ademais, o uso do celular ao volante atua como promotor do problema. Segundo o policial, Cassal Machado Brum, "A única situação que você deve cuidar da vida do outros é no trânsito". Contudo, o descuido e a falta de responsabilidade de muitos motoristas, acabam ocasionando problemas ainda maiores. Nesse contexto, o manuseio do celular ao volante se tornar um perigo mortal, e que por causa disso muitas pessoas são vítimas de acidentes em todo o país. Assim sendo, faz-se necessário a adoção de medidas para conter esse problema.
Portanto, ações são necessárias para mudar esse cenário nefasto. Para isso, o Ministério da Segurança deve por meio de medidas jurídicas tornar as leis penais, mais rígidas, como a lei seca e, também aplicar altas multas, apreensão dos envolvidos ou do automóvel, a fim de diminuir o índice de infrações. Além disso, a polícia rodoviária deve realizar palestras publicitárias em escolas, apresentando os perigos que o uso do celular ao volante traz, bem como as suas fatalidades e penas. Dessa maneira, tais ações contribuem para que a a responsabilidade e o respeito sejam postos em prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

hel0oooo , Ei!!! Estou muito animada para[…]

Tinha corrigido tudo certinho e mandei errado afs […]

Na obra de origem australiana, “A Menina que[…]

zgabiruLGD , Disponha!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM