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No Brasil, um terço dos estudantes afirmam sofrer bullying. Não é incomum encontrar "brincadeiras" no meio escolar em que alunos humilham colegas, mas ser comum não torna essa agressão aceitável e para combatê-la nas escolas brasileiras medidas devem ser tomadas.
Para Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise , a violência é um instinto natural que todo ser humano carrega dentro de si, porém pode ser externada, ou não, com base no meio influenciador em que a pessoa se desenvolve. Sendo assim, crianças e adolescentes com pais e modelos adultos agressivos ou negligentes tendem a praticar bullying com seus colegas de escola como forma de conquistar atenção ou marcar seu espaço.
O bullying inclui violência física, verbal e psicológica, como agressões, insultos, ameaças, comentários ofensivos e apelidos depreciativos. Além de consequências imediatas, o que pode incluir até mesmo o suicídio como retrata a personagem Hannah Baker da série adolescente "13 Reasons Why", essa violência pode acarretar em traumas que afetarão a vítima por toda a vida.
Portanto, é necessário discutir a questão e o papel da escola e dos responsáveis nessa luta. Em primeiro lugar, o poder público deve fiscalizar as instituições. A mídia deve denunciar os casos e falar a respeito a fim de conscientizar a população e, por fim, as escolas devem realizar palestras e reuniões com os pais, mostrando o seu papel nessa prevenção. Assim será possível que no Brasil os estudantes possam escapar desse pesadelo escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Tudo bem, obrigada mais uma vez :D

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