• Avatar do usuário
#69711
  • Na série "bom dia, Verônica", tem como foco principal a personagem Janete, que sofre vários tipos de violência de seu marido, tendo em vista que não se difere muito da nossa realidade atual. Segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), apenas em 2020 foram quase 120 mil casos de lesões corporal contra mulheres. Sendo um dos principais fatores a desigualdade de gênero.
    Contudo está presente na Constituição Federal Brasileira a Lei Maria da Penha, no qual assegura assistência às vítimas. Porém o número de casos tem aumentado significativamente nos últimos tempos, onde estudos apontam que em cerca de 2 minutos, uma mulher sofre violência.
    Sem dúvida, uma das principais causas é a desigualdade de gênero, já que por muitos, as mulheres são vistas como "propriedade" dos homens. Sob essa mesma perspectiva, temos como exemplo o caso da influencer Mariana Ferrer, a qual foi vítima de estupro e teve o episódio julgado como "estupro culposo", onde o agressor não teve intenção de praticar tal ato. Embora casos como este cause indignação à muitos, inúmeras pessoas ainda normalizar estes tipos de atos libinosos.
    Percebe-se que a violência doméstica contra mulheres é um problema social e estrutural. Dessa forma o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) deveria organizar um plano junto com o Ministério da Educação e outras instituições governamentais e promover debates e aprofundamento deste tema, tendo como um dos principais foco as escolas, onde são moldados os cidadãos e assim tentar amenizar esses tipos de crime. Desta forma afirma Nina Simone: "Temos permissão de ser exatamente quem somos".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Sei que a maioria não é especialista[…]

O opressor veste o assédio

No filme "O diabo veste Prada", a jovem […]

Segundo a Constituição promovida em[…]

Emily Silva muito obrigada😃! Quando disse que f[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM