Nesse viés, é válido ressaltar que políticos se apropriam do discurso religioso para se promover e angariar votos. Pode-se citar como exemplo as eleições de 2019, onde o candidato de extrema direita, Jair messias Bolsonaro conseguiu apoio massivo de diversas correntes neopentecostais, o que foi essencial para consolida-lo vencedor da disputa. Esse evento mostra a forte influencia que a religião tem na política, e contradiz a ideia de que o estado deve ser laico. Dessa forma se faz necessária uma aclarada na esfera de compreensão social a respeito do tema.
Outrossim, é válido ressaltar que a uma forte tradição cristã na escala administrativa da nação. Pode-se citar por exemplo a existência de uma bancada evangélica no congresso, que tem peso inquestionável na tomada de decisões. Por isso é indubitável que esses religiosos possuem muita influência na política. Em contraposição não há outras vertentes religiosas fortemente representada no congresso, o que aponta para a falta de pluralidade de discurso e hegemonia de uma única visão sacra. consequentemente torna-se imprescindível que haja alguma mudança na atual conjuntura.
Portanto, medidas são necessárias para garantir a laicidade do Estado e a diversidade de crenças. Para tanto, cabe ao governo federal, criar leis que limitem a apropriação de discursos religiosos com o intuito de angariar votos, por meio do poder legislativo - órgão responsável pela formulação de leis - com a finalidade de reduzir a influência da religião na política, só assim falas como a da ministra Damares ficarão cristalizadas em um passado distante, e o futuro apontará para um país de fato laico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.