Avatar do usuário
Por Maxy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127824
Durante a cerimônia de posse como ministra da mulher e da família, Damares Alves fez a seguinte afirmação, " o estado é laico, mas eu sou terrivelmente cristã". Essa fala aponta uma contradição que deixa claro que a laicidade do Estado é mera ilusão. Nesse contexto, é importante compreender o uso da religião como instrumento de ascensão política, como também a hegemonia cristã no congresso.

Nesse viés, é válido ressaltar que políticos se apropriam do discurso religioso para se promover e angariar votos. Pode-se citar como exemplo as eleições de 2019, onde o candidato de extrema direita, Jair messias Bolsonaro conseguiu apoio massivo de diversas correntes neopentecostais, o que foi essencial para consolida-lo vencedor da disputa. Esse evento mostra a forte influencia que a religião tem na política, e contradiz a ideia de que o estado deve ser laico. Dessa forma se faz necessária uma aclarada na esfera de compreensão social a respeito do tema.

Outrossim, é válido ressaltar que a uma forte tradição cristã na escala administrativa da nação. Pode-se citar por exemplo a existência de uma bancada evangélica no congresso, que tem peso inquestionável na tomada de decisões. Por isso é indubitável que esses religiosos possuem muita influência na política. Em contraposição não há outras vertentes religiosas fortemente representada no congresso, o que aponta para a falta de pluralidade de discurso e hegemonia de uma única visão sacra. consequentemente torna-se imprescindível que haja alguma mudança na atual conjuntura.

Portanto, medidas são necessárias para garantir a laicidade do Estado e a diversidade de crenças. Para tanto, cabe ao governo federal, criar leis que limitem a apropriação de discursos religiosos com o intuito de angariar votos, por meio do poder legislativo - órgão responsável pela formulação de leis - com a finalidade de reduzir a influência da religião na política, só assim falas como a da ministra Damares ficarão cristalizadas em um passado distante, e o futuro apontará para um país de fato laico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
48 Exibições
por Heberte
0 Respostas 
69 Exibições
por GlaucyCunha
0 Respostas 
101 Exibições
por julicitrea
1 Respostas 
113 Exibições
por Leoo6144
0 Respostas 
102 Exibições
por iseveloso
O estado crítico do meio ambiente mundial
por Anq    - In: Outros temas
4 Respostas 
165 Exibições
por Drpdc
Punir Cabe ao Estado: Menoridade penal
por janio100    - In: Outros temas
0 Respostas 
46 Exibições
por janio100
0 Respostas 
91 Exibições
por brocopholis
PROTEÇÃO SOCIAL E O ESTADO MÍNIMO
por Fsousa    - In: Outros temas
0 Respostas 
37 Exibições
por Fsousa
0 Respostas 
100 Exibições
por LauraK

Ao longo dos anos, na sociedade, houve pandemias q[…]

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM