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Por Gi69
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#97402
Para a Geografia, o mundo tende a passar por uma transição demográfica, na qual haverá um aumento da população idosa e um decréscimo da jovem, assim como observado no Japão e no Brasil. Cabe, então, uma comparação entre essas duas nações: aquela possui um grande apreço e cuidado para com seus anosos, enquanto esta os negligencia, já que as leis não se cumprem na realidade e o Estado é passivo frente às necessidades dos cidadãos, inclusive do referido público. Urgem, pois, intervenções para equiparar essas duas federações.

A princípio, culpa-se a falibilidade da legislação brasileira pelo desacato aos civis mais velhos. Deve-se entender, nessa discussão, que, embora o Estatuto do Idoso lhes assegure diversos direitos, tal qual a segurança e a saúde, estes não são garantidos. Isso porque tais princípios jurídicos nem sempre são prezados pelas famílias dessas pessoas, porquanto tal instituição social as desrespeita, na medida em que as violentam de forma física, verbal e/ou psicológica. Uma prova desse lastimável cenário é o fato de que apenas nos primeiros meses de 2019, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos recebeu aproximadamente 14 mil denúncias de maus-tratos a senis. Ressalta-se que, consequentemente, em meio a essa conjuntura de hostilidade, eles podem vir a adoecer tanto no âmbito físico como psicológico. Desse modo, depreende-se que nem mesmo o Estatuto do Idoso foi capaz de garantir um envelhecimento digno à população.

Ademais, a falta de assistência, por parte da máquina pública é outro fator a ser considerado. A canção “Eles não ligam pra gente”, da gravadora Pinneaple, acerca disso, critica o fato de os governantes, muitas vezes, não prezarem pelo bem-estar dos cidadãos, em especial, os mais vulneráveis socioeconomicamente. Essa denúncia se comprova ao se observar, por exemplo, a carência de investimentos para construção de mais asilos, bem como a não ampliação significativa da oferta de vagas nos já existentes, o que ocasiona o abandono de idosos, principalmente, daqueles que não conseguem cuidar de si próprios. Nessa lógica, civis com baixo poder aquisitivo são obrigados a deixarem seus anosos sozinhos para – a título de ilustração - trabalharem, já que eles não podem pagar por um cuidador particular e, não raramente, não encontram vagas em abrigos ou, nem sequer, encontram tais lugares próximos as suas residências. Logo, é crucial uma postura estatal mais preocupada com o povo, isto é, diferente da questionada na música.

Posto isso, com o fito de garantir uma senescência digna ao povo, cabe ao Governo Federal, por meio de recursos do Tribunal de Contas da União, destinar verbas aos municípios para construção de mais asilos e para contratação de mais agentes - como cuidadores e enfermeiros - para trabalharem nesses locais, possibilitando a ampliação das vagas neles. Ademais é essencial o incentivo a denúncias de maus-tratos aos mais velhos, visando à aplicabilidade do Estatuto do Idoso e à equiparação do Brasil ao Japão.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Gi69
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#97405
desde já, agradeço, galera! <3

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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