Em primeiro lugar, é imprescindível ressaltar que a omissão escolar fortalece o empecilho. O célebre sociólogo Edgar Morin, a esse respeito, defende um método pedagógico pautado na pluralidade de saberes. Essa máxima do intelectual francês, entretanto, vai de encontro à realidade brasileira, visto que muitos colégios, por possuírem um sistema tecnicista, negligenciam, nas aulas, os ensinamentos quanto à essencialidade do uso consciente dos recursos financeiros. Isso, consequentemente, contribui para que os discentes, vítimas de uma falha educativa, utilizem o dinheiro de maneira irresponsável, o que é capaz de fomentar, no futuro, um nefasto quadro de endividamento. Assim, a fim de ir ao encontro da lógica de Morin, faz-se essencial que o atual comportamento das instituições de ensino seja repensado.
Além disso, é impreterível destacar a displicência estatal e a sua influência na questão. Diante disso, segundo o insigne filósofo Thomas Hobbes, o Estado é incumbido de assegurar o progresso coletivo. Esse raciocínio hobbesiano, porém, é secundarizado, dado que a máquina pública não adota ações que seriam capazes de, substancialmente, erradicar a desvalorização da educação financeira, como a criação de cursos gratuitos que visem à instrução da população no que tange à utilização ciente do capital. Logo, caso a calamitosa impassibilidade pública continue sendo uma realidade, a plena atenuação desse óbice nunca deixará de ser uma ideia utópica.
Portanto, é primordial desconstruir as bases do contratempo. Para tanto, o Ministério da Educação – órgão responsável pelo avanço do ensino brasileiro – deve, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, introduzir, nas escolas, uma disciplina voltada à importância dos cuidados com o dinheiro visando à garantia de um pleno bem-estar monetário aos estudantes. Ademais, cabe à administração pública criar “workshops” em relação à essencialidade da formação financeira do círculo social. Feito isso, atenuar-se-ão as origens desse obstáculo, e ter-se-á uma sociedade permeada pela efetivação da premissa constitucional relativa à educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.