A legitimação política, aliada à transparência tornam os atos públicos mais íntimos à sociedade, uma vez que tais atos - muitos deles - são criados em prol da sociedade, em forma de melhorias em vários setores, além disso, contribui com a população nos quesitos de compreensão e fundamentação das vontades e carências em virtude das necessidades sociais.
Outro ponto importante que caminha paralelamente com a transparência pública é a confiança da sociedade na administração dos recursos públicos, visto que, a população tendo acesso a consultas sobre o gerenciamento da verba pública permite-lhes um controle sobre sua empregabilidade, positiva ou negativa, no caso desta, há a possibilidade de deduzir se houve desvio do dinheiro público.
Por fim, a transparência na Administração Pública encontra-se pautada no princípio constitucional da publicidade, utilizando-se esse recurso como regra jurídica, tornando a sociedade com um ator relevante e indispensável no decorrer do ato público, colaborando com a fiscalização e cobrando melhorias e melhor investimento nos projetos públicos. Cabendo também, à Administração Pública incentivar a participação popular.
Como dito, a transparência na Administração Pública estabelece um elo próximo entre as organizações públicas e a sociedade, e depende destas para que não ocorra desvios de conduta e controle do erário, afirmando a legitimação e a confiança na administração. Tal tema, fortalece a nação como um todo, e intensifica os sentimentos populares mais necessários, como o patriotismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.