Diante deste cenário, nota-se que questões sobre sexualidade sempre foram tabus na sociedade. Exemplo disso, na história de Adão e Eva, ao se depararem nus, sentem-se envergonhados, o que reverbera até então no imaginário da coletividade. Acerca disso, a comunicação clara e objetiva sobre assuntos entorno do sexo permanecem nas entrelinhas. Logo, é preciso que o diálogo aberto seja normalizado e presente no cotidiano, não causando desconfortos.
Isso sem contar que inviabiliza informações sobre as melhorias já existentes tanto para a comunidade portadora do vírus quanto na prevenção. Conforme estudos científicos o tratamento antirretroviral previne, com eficácia, o desenvolvimento da AIDS e torna a carga viral indetectável, ou seja, intransmissível, concedendo assim, um maior conforto na vida do indivíduo. E para a prevenção, o SUS disponibiliza medicamentos para antes e depois da exposição ao vírus: a PEP e a PrEP, além dos preservativos. Nesse sentido, o conhecimento sobre estas e mais informações devem ser comunicados com clareza a população brasileira.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de superar os desafios acerca do estigma associado ao vírus HIV no Brasil. Para isso o Governo, através da Secretaria de Saúde carece viabilizar campanhas de conscientização sobre o vírus HIV, sua prevenção e tratamento, enquanto a Secretaria de Educação deve promover o diálogo aberto sobre o assunto por meio de aulas interdisciplinares nas áreas de Ciências Humanas e também no contraturno através de projetos e eventos que abranjam a comunidade. Talvez assim a sociedade brasileira possa tratar do tema com naturalidade e não como algo “monstruoso”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada