Avatar do usuário
Por uaihiagu
Quantidade de postagens
#127586
Na série televisa American Horror Story: NYC, criada por Ryan Murphy, acompanha-se o surgimento de um vírus, até então desconhecido, que é retratado por uma entidade mística e “monstruosa”, causando medo e pudor nas personagens, assim fazendo alusão ao estigma ligado ao vírus HIV na sociedade. No Brasil, infelizmente, até hoje, pessoas soropositivas sofrem preconceitos em virtude da chaga histórica, tabu e a falta de informação sobre avanços na saúde em relação ao vírus.
Diante deste cenário, nota-se que questões sobre sexualidade sempre foram tabus na sociedade. Exemplo disso, na história de Adão e Eva, ao se depararem nus, sentem-se envergonhados, o que reverbera até então no imaginário da coletividade. Acerca disso, a comunicação clara e objetiva sobre assuntos entorno do sexo permanecem nas entrelinhas. Logo, é preciso que o diálogo aberto seja normalizado e presente no cotidiano, não causando desconfortos.
Isso sem contar que inviabiliza informações sobre as melhorias já existentes tanto para a comunidade portadora do vírus quanto na prevenção. Conforme estudos científicos o tratamento antirretroviral previne, com eficácia, o desenvolvimento da AIDS e torna a carga viral indetectável, ou seja, intransmissível, concedendo assim, um maior conforto na vida do indivíduo. E para a prevenção, o SUS disponibiliza medicamentos para antes e depois da exposição ao vírus: a PEP e a PrEP, além dos preservativos. Nesse sentido, o conhecimento sobre estas e mais informações devem ser comunicados com clareza a população brasileira.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de superar os desafios acerca do estigma associado ao vírus HIV no Brasil. Para isso o Governo, através da Secretaria de Saúde carece viabilizar campanhas de conscientização sobre o vírus HIV, sua prevenção e tratamento, enquanto a Secretaria de Educação deve promover o diálogo aberto sobre o assunto por meio de aulas interdisciplinares nas áreas de Ciências Humanas e também no contraturno através de projetos e eventos que abranjam a comunidade. Talvez assim a sociedade brasileira possa tratar do tema com naturalidade e não como algo “monstruoso”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
197 Exibições
por Eduardo0932
2 Respostas 
139 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
61 Exibições
por Kat
0 Respostas 
70 Exibições
por niviatherese
4 Respostas 
355 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
88 Exibições
por gabyyz
0 Respostas 
62 Exibições
por aluno12com
0 Respostas 
60 Exibições
por TaylanF
6 Respostas 
231 Exibições
por samarano6584
1 Respostas 
547 Exibições
por baja

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

A jurista e escritora antirracista, Michelle Alexa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM