Avatar do usuário
Por itshofferson
Quantidade de postagens
#123537
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", José Saramago faz uma crítica à falta de altruísmo e cooperação da sociedade moderna, em que as pessoas se preocupam cada vez menos com a coletividade à medida que vão ficando cegas. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade, uma vez que ainda há desafios para a doação de sangue no país. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a desinformação impulsionam essa problemática.
Primeiramente, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da falta de doadores no Brasil. Nesse viés, segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar da população, porém, ao não promover a doação por meio de campanhas e discussões abertas ao público, mostrando os benefícios de tal ato, a máquina pública não cumpre seu papel. Além disso, ao negligenciar o tema, também acaba privando muitos cidadãos, principalmente os em situação de risco, como hemofílicos e acidentados, do direito à saúde, previsto na Constituição, e colocando-os em possível situação de morte.
Ademais, a escassez informacional é outro fator a ser debatido. De acordo com Naura Faria, chefe do hemocentro do Rio de Janeiro, ainda há muita desinformação circulando o tema, corroborando o baixo número de doadores. Logo, um passo importante a ser dado é o combate às falsas informações e disseminar as vantagens da doação de sangue, para que a população seja conscientizada e livrada de estigmas e mitos ainda persistentes. Dessa forma, é imprescindível combater a ignorância a respeito da questão, visto que é uma das causas principais do problema.
Depreende-se, portanto, que medidas sejam tomadas para mudar esse cenário. Sabendo disso, é necessário que o Governo, por meio de verbas disponibilizadas pelo Tribunal de Contas da União, responsável pela fiscalização contábil no país, promova campanhas de cunho informacional nas mídias sociais mais usadas, como Instagram, e argumentações nas escolas com a participação de especialistas na área da saúde, a fim de incentivar e aumentar o número de doadores, reduzindo os desafios para a doação de sangue no território nacional. Assim, à luz do pensamento de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão, aumentando a atuação governamental e acabando com a desinformação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por xmanuzitax
0 Respostas 
72 Exibições
por xmanuzitax
Os desafios da doação de sangue no Brasil.
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
10 Respostas 
405 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
68 Exibições
por joaopdroals
17 Respostas 
703 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
94 Exibições
por Nsnaty
0 Respostas 
76 Exibições
por rebeccaps4
0 Respostas 
144 Exibições
por Ketlynn1
0 Respostas 
90 Exibições
por 0Manu02
2 Respostas 
187 Exibições
por sam2005

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

A jurista e escritora antirracista, Michelle Alexa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM