“Para o homem se manter sadio não basta se alimentar, mas também praticar algum tipo de movimento” Platão. As atividades físicas ajudam a diminuir índices de depressão. Tal fato é explicado pela teoria da endorfina. A qual sugere a prática de exercícios físicos que desencadeia uma secreção de endorfinas capaz de provocar um momento de entusiasmo. Assim diminuindo os sintomas da depressão, ademais destaca-se a hipótese cognitiva, diretamente ligada a psicologia, esta se fundamenta na melhora da autoestima por meio de longos períodos de intensa atividade.
“Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar e pode adicionar anos a vida e vida aos anos” Diretor-geral da OMS. A ansiedade e o estresse estão interligados, ambos são prevenidos pela prática de atividade física, trazendo benesses para o sistema circulatório, causando estresses benéficos desencadeando a produção de hormônios, consequentemente precavendo a ansiedade, além disso, cerca de 60% do risco é diminuído através da prática. Esta veracidade pode ser comprovada pela revista científica "frontiers in psychiatry".
Diante do exposto é importante salientar que a prática de exercícios é benéfico a saúde tanto mental quanto física, prevenindo futuros problemas associados a depressão e ansiedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.