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Por Jvitin
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A ciência nos indica que a prática de exercícios físicos fornece benefícios à saúde do ser humano, tais como melhora da qualidade do sono e aprendizagem, além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade que são problemáticas em evidência entre jovens e adolescentes.
“Para o homem se manter sadio não basta se alimentar, mas também praticar algum tipo de movimento” Platão. As atividades físicas ajudam a diminuir índices de depressão. Tal fato é explicado pela teoria da endorfina. A qual sugere a prática de exercícios físicos que desencadeia uma secreção de endorfinas capaz de provocar um momento de entusiasmo. Assim diminuindo os sintomas da depressão, ademais destaca-se a hipótese cognitiva, diretamente ligada a psicologia, esta se fundamenta na melhora da autoestima por meio de longos períodos de intensa atividade.
“Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar e pode adicionar anos a vida e vida aos anos” Diretor-geral da OMS. A ansiedade e o estresse estão interligados, ambos são prevenidos pela prática de atividade física, trazendo benesses para o sistema circulatório, causando estresses benéficos desencadeando a produção de hormônios, consequentemente precavendo a ansiedade, além disso, cerca de 60% do risco é diminuído através da prática. Esta veracidade pode ser comprovada pela revista científica "frontiers in psychiatry".
Diante do exposto é importante salientar que a prática de exercícios é benéfico a saúde tanto mental quanto física, prevenindo futuros problemas associados a depressão e ansiedade.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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