Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de acesso à educação. Nesse sentido, podemos ver que a falta de acesso à uma educação digna nos traz consequências sociais, econômicas e políticas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de estrutura como impulsionador do acesso limitado à educação no Brasil. Segundo o IBGE, pelo menos 731 mil crianças ainda estão fora da escola. Diante de tal exposto, é inevitável de termos consequências negativas como, aumento do desemprego, criminalidade e discriminação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado invista na educação básica e dê melhores condições para os educadores exercerem seu papel, a fim de oferecer uma educação digna à sociedade. Assim, se consolidará uma sociedade mais civilizada em que o Estado desempenha corretamente seus deveres sociais, tal como afirma John Locke, possibilitando a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos elencados pela Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada