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Por sammmmm
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#119045
“Estigma” corresponde a um termo usado para designar qualquer tipo de marca ou preconceito culturalmente difundido, que deprecia algo ou alguém. Diante do contexto da pluralidade cultural no Brasil, se evidencia em igual, o preconceito direcionado as diversidades oratórias para com diversas regiões e grupos sociais delas pertencentes. Dessa forma é notada a dificuldade de expressão, ridicularização e preconceito, contribuindo para exclusão social e o uso da linguagem, uma ferramenta de socialização, como ferramenta para o preconceito.

Em primeiro plano é importante evidenciar o quanto a sociedade brasileira foi iniciada e desenvolvida em preconceitos e imposição de costumes, incluindo o ensino forçado da língua portuguesa pelos padres jesuítas para as comunidades indígenas. Sob essa perspectiva percebe-se uma ideia de “superioridade” idealizada pela elite que, em diferentes cenários e situações, permanece até a atualidade. Por conseguinte, a cultura atrelada a gírias, expressões regionais, sotaques e marcas da oralidade de determinados grupos sociais, em especial, aqueles mais humildes, são tratadas com desprezo e escárnio.

Ademais, a desigualdade e exclusão social torna-se um fator atrelado ao preconceito linguístico. Exemplo dessa afirmativa é, por exemplo, o livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, onde o personagem Fabiano enfrenta problemas de comunicação, sendo ridicularizado e enganado por não falar de acordo com a norma padrão. Apesar de se tratar de uma obra fictícia, a situação do personagem é uma realidade vivida por muitos, dificultando ainda mais na iteração social de áreas já afetadas pela desigualdade social.

Em suma, faz-se necessário reconhecer e dialogar com a pluralidade linguística a respeitando. Assim, urge o Ministério da Educação, juntamente ao Governo que implemente nas salas de aula projetos e debates desenvolvidos por profissionais da área de linguísticas com o objetivo de introduzir a pluralidade cultural linguística do Brasil, para além da norma padrão, evidenciando sua importância sociocultural para o Brasil. Dessa forma, haverá mais respeito e inclusão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Kayokrys
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#119077
Uma estrutura bem organizada em seu texto, algumas transições entre as ideias poderiam ser mais suaves e coesas. O uso adequado de conectivos, como conjunções e advérbios, pode ajudar a conectar as frases e parágrafos de forma mais fluente.
Na frase "Se evidencia em igual." A frase em questão parece estar tentando transmitir a ideia de que algo se destaca ou se torna evidente de forma igual. No entanto, a construção "se evidencia em igual" não é gramaticalmente correta em português.
Uma alternativa seria reformular a frase para expressar essa ideia de maneira mais clara e gramaticalmente correta. Por exemplo:
"O preconceito se manifesta de maneira igual" ou "O preconceito é evidente de forma igual".
No desenvolvimento 2 vc citou desigualdade, mas na conclusão não vi uma proposta de intervenção para a desigualdade social, até pq fazer debates nas salas de aula não diminui tal problema!
Ainda assim, parabéns!!
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