Em primeiro plano é importante evidenciar o quanto a sociedade brasileira foi iniciada e desenvolvida em preconceitos e imposição de costumes, incluindo o ensino forçado da língua portuguesa pelos padres jesuítas para as comunidades indígenas. Sob essa perspectiva percebe-se uma ideia de “superioridade” idealizada pela elite que, em diferentes cenários e situações, permanece até a atualidade. Por conseguinte, a cultura atrelada a gírias, expressões regionais, sotaques e marcas da oralidade de determinados grupos sociais, em especial, aqueles mais humildes, são tratadas com desprezo e escárnio.
Ademais, a desigualdade e exclusão social torna-se um fator atrelado ao preconceito linguístico. Exemplo dessa afirmativa é, por exemplo, o livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, onde o personagem Fabiano enfrenta problemas de comunicação, sendo ridicularizado e enganado por não falar de acordo com a norma padrão. Apesar de se tratar de uma obra fictícia, a situação do personagem é uma realidade vivida por muitos, dificultando ainda mais na iteração social de áreas já afetadas pela desigualdade social.
Em suma, faz-se necessário reconhecer e dialogar com a pluralidade linguística a respeitando. Assim, urge o Ministério da Educação, juntamente ao Governo que implemente nas salas de aula projetos e debates desenvolvidos por profissionais da área de linguísticas com o objetivo de introduzir a pluralidade cultural linguística do Brasil, para além da norma padrão, evidenciando sua importância sociocultural para o Brasil. Dessa forma, haverá mais respeito e inclusão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.