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Por KauaneLeal
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De acordo a Contituição Brasileira de 1988, todos os cidadãos brasileiros devem ter o direito de manifestar sua cultura, tendo o Estado o dever de apoiar e incentivar a proliferação dos hábitos culturais. Em contrapartida, segundo dados do IBGE, o Brasil é um país em que há extrema intolerância linguística praticada pelos estados das regiões Sul e Sudeste sobre as regiões mais vulnenáveis:
Norte, Centro-oeste e Nordeste. Além da intolerância regional, há no Brasil também a intolerância socioeconômica, exercida por indivíduos que possuem um grau de escolaridade superior a aqueles que não tiveram acesso a uma boa educação.

O Brasil é um país que contempla diversas pluralidades culturais, posto isso, observa-se que há divergências entre as diferentes culturas. Por conseguinte, a diversidade linguística irá ser uma dessas, portanto, devido à grande influência que as regiões mais desenvolvidas do país têm sobre a mídia, as regiões menos desenvolvidas têm suas culturas postas como inferiores as demais. Tomando como referência a região Nordeste, observa-se que usualmente o sotaque e as expressões propriamente nordestinas são motivos de chacota e xingamentos. Essa discriminacão deve-se a um passado histórico do Brasil, em que muitos migrantes chegaram a São Paulo e ao Rio de Janeiro, atraídos pela industrialização em ascensão no Brasil no século XX. Por consequência, muitos nordestinos saíram de suas terras e migraram em busca de trabalho, impulsionando para que muitos sudestinos vissem eles como subalternos e inferiores, a partir daí aferindo-se que o Nordeste seria uma região extremamente pobre e seca, onde só haveria miséria.

Outro fator de preconceito linquístico no Brasil é a realidade socioeconômica, pois o Brasil é um país extremamente desigual, afinal nota-se que as classes mais vulneráveis têm tão pouco, em contrapartida, a elite brasileira fica com a maioria da riqueza. Esse fenômeno, interfere na qualidade lexical dos cidadãos, afinal os indivíduos que não concluem a escola ou nunca a frequentaram, tem seu vocabulário limitado, em consequência, são vistos como inferiores por aqueles que têm um nível escolar acima do comum.
Segundo o IBGEE, essa discriminação está presente em todos os estados brasileiros, infelizmente essa é uma herança histórica, na qual as populações mais pobres só irão ter a seu dispor expressões informais e que fogem da gramática, sendo muitas vezes humilhados e inferiorizados pelos indivíduos mais polímatas.

Portanto, o Estado do Brasil deve criar campanhas de conscientização sobre a diversidade linguística. Tendo como intuito conscientizar todos que não há uma única maneira correta de falar, que as expressões regionais e os diversos sotaques devem ser respeitados. Dessa maneira, alcançaria-se uma sociedade onde as pluralidades seriam respeitas e se estabeleceria um bem comum.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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