Avatar do usuário
Por Leite
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116997
Em 2023, o prefeito do uma cidade paranaense casou-se com uma jovem de 16 anos, apesar da proibição da lei. O recente caso da união entre eles desperta a necessidade de reaver a cultura presente na sociedade e os seus motivos causadores, independente de fatores hereditários, sociais ou econômicos. Nesse contexto, as principais problemáticas são o patriarcalismo enraizado e a pobreza iminente a algumas classes sociais.

Em princípio, a cultura patriarcal intensifica padrões de comportamento. Nesse sentido, Heráclito de Éfeso afirma que "nada é permanente, exceto a mudança", tal qual leva a esclarecer problemas fixados no interior dos seres humanos e o seu poder para a transformação. Sob essa vista, o papel colocado perante à mulher como um gênero clemente à proteção e sustento de um homem fortalece a ideia de que são necessárias para casar desde tenra idade, pois a consolidação de frases machistas como " sabe cozinhar, já pode casar" induz à fragilidade do sexo feminino.

Destarte, a pobreza crescente evidencia, muitas vezes, práticas que ferem os Direitos Humanos de liberdade. Consoante a isso, a trilogia "A Seleção" conta a história de America Singer, pertencente a uma das castas mais baixas, disputando a mão do príncipe do reino a fim de ascender socialmente e ajudar a família. Analogamente, a realidade é apontada em adolescentes, negras e de baixa renda, as quais para a sua sobrevivência submetem-se a uniões arranjadas por parentes e influenciadas por sua condição vulnerável e pela negligência do Estado em suprir os direitos mais básicos , como educação e emprego.

Portanto, a problemática tem de ser resolvida. Dessa maneira, o Estado brasileiro em conjuntos ao Judiciário deve solucionar o patriarcalismo e a pobreza no território promovendo ações uniformes por meio de novas leis e decretos para as mulheres em áreas de suma importância e com equidade, como a igualdade social e salarial, para que sejam respeitadas pelo seu devido valoro e não como objetivo de investimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#117126
Boa noite! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: AS DIFICULDADES PARA BARRAR O CASAMENTO INFANTIL NO BRASIL

Introdução: Em 2023, o prefeito do uma cidade paranaense casou-se com uma jovem de 16 anos, apesar da proibição da lei. (conectivo) O recente caso da união entre eles desperta a necessidade de reaver a cultura presente na sociedade e os seus motivos causadores, independente de fatores hereditários, sociais ou econômicos. Nesse contexto, as principais problemáticas são o patriarcalismo enraizado e a pobreza iminente a algumas classes sociais.
- O ideal seria possuir informações sobre esse prefeito, mas não categoriza como erro.
- O ideal seria colocar conectivos após o ponto, mas também não categoriza como erro do jeito que foi posto.
- O tema não ficou muito claro, veja bem, o foco é BARRAR CASAMENTOS INFANTIS, não foi citado diretamente sobre essa necessidade de impedir casamentos infantis, somente sobre a necessidade de reaver a cultura que possui valor amplo.
- Excelente introdução, minha dica é que deixe as teses mais evidentes no corpo da introdução, não faça delas uma surpresa para o último período!


Desenvolvimento 1: Em princípio, a cultura patriarcal intensifica padrões de comportamento(detalhe, em quem? como? ...). Nesse sentido, Heráclito de Éfeso afirma que "nada é permanente, exceto a mudança", tal qual leva a esclarecer problemas fixados no interior dos seres humanos e o seu poder para a transformação. Sob essa vista, o papel colocado perante à mulher como um gênero clemente à proteção e sustento de um homem fortalece a ideia de que são necessárias para casar desde tenra idade, pois a consolidação de frases machistas como " sabe cozinhar, já pode casar"(essa parte precisaria de um embasamento maior para ser colocada dessa maneira, sugiro tirar) induz à fragilidade do sexo feminino. (faltou concluir)
- Ótimo desenvolvimento de ideia!

Desenvolvimento 2: Destarte, a pobreza crescente evidencia, muitas vezes, práticas que ferem os Direitos Humanos de liberdade. Consoante a isso, a trilogia "A Seleção" conta a história de America Singer, pertencente a uma das castas mais baixas, disputando a mão do príncipe do reino a fim de ascender socialmente e ajudar a família. (de maneira geral, não inicie frases com advérbios de modo: -mente) Analogamente, a realidade é apontada em adolescentes, negras e de baixa renda, as quais para a sua sobrevivência submetem-se a uniões arranjadas por parentes e influenciadas por sua condição vulnerável e pela negligência do Estado em suprir os direitos mais básicos , como educação e emprego. (faltou conclusão)
- Lembre-se, o tema se refere ao BRASIL, você precisa montar uma ponte entre o seu repertório(realidade fictícia) e a realidade(BRASIL) de forma mais detalhada, caso contrário, seu repertório se torna irrelevante e sua argumentação não rende!
- Ótimo desenvolvimento!

Conclusão: Portanto, a problemática tem de ser resolvida. Dessa maneira, o Estado brasileiro em conjuntos ao Judiciário deve solucionar o patriarcalismo e a pobreza no território promovendo ações uniformes por meio de novas leis e decretos para as mulheres em áreas de suma importância e com equidade, como a igualdade social e salarial, para que sejam respeitadas pelo seu devido valoro e não como objetivo de investimento. (faltou conclusão)
- Lembre-se de citar algum repertório utilizado anteriormente para finalizar sua redação!
- Apesar de bem montada e com todos os fatores, sua proposta de intervenção não é inovadora e falta em detalhes!
- Boa conclusão!


REVISÃO GERAL: Ótimos repertórios, pontuação, estrutura e colocação de ideias! Somente se atente mais às questões que coloquei, é sempre bom concluir os parágrafos e focar mais no TEMA! Peço desculpas caso possuamos discordâncias em relação a alguma anotação, estou aberto para debate. Parabéns pela sua redação!!

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O Casamento faliu
por AnaMachado26    - In: Outros temas
1 Respostas 
47 Exibições
por AnaMachado26
0 Respostas 
80 Exibições
por andreynna
0 Respostas 
315 Exibições
por Magadomal
0 Respostas 
136 Exibições
por jhuh
0 Respostas 
104 Exibições
por Mille15
0 Respostas 
72 Exibições
por larireggiani
0 Respostas 
56 Exibições
por marysilv
0 Respostas 
72 Exibições
por Maria028
0 Respostas 
74 Exibições
por Carolyne2222
0 Respostas 
109 Exibições
por Taianarasil

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM