Em princípio, a cultura patriarcal intensifica padrões de comportamento. Nesse sentido, Heráclito de Éfeso afirma que "nada é permanente, exceto a mudança", tal qual leva a esclarecer problemas fixados no interior dos seres humanos e o seu poder para a transformação. Sob essa vista, o papel colocado perante à mulher como um gênero clemente à proteção e sustento de um homem fortalece a ideia de que são necessárias para casar desde tenra idade, pois a consolidação de frases machistas como " sabe cozinhar, já pode casar" induz à fragilidade do sexo feminino.
Destarte, a pobreza crescente evidencia, muitas vezes, práticas que ferem os Direitos Humanos de liberdade. Consoante a isso, a trilogia "A Seleção" conta a história de America Singer, pertencente a uma das castas mais baixas, disputando a mão do príncipe do reino a fim de ascender socialmente e ajudar a família. Analogamente, a realidade é apontada em adolescentes, negras e de baixa renda, as quais para a sua sobrevivência submetem-se a uniões arranjadas por parentes e influenciadas por sua condição vulnerável e pela negligência do Estado em suprir os direitos mais básicos , como educação e emprego.
Portanto, a problemática tem de ser resolvida. Dessa maneira, o Estado brasileiro em conjuntos ao Judiciário deve solucionar o patriarcalismo e a pobreza no território promovendo ações uniformes por meio de novas leis e decretos para as mulheres em áreas de suma importância e com equidade, como a igualdade social e salarial, para que sejam respeitadas pelo seu devido valoro e não como objetivo de investimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.