Em primeiro lugar, é importante assinalar que a problemática acerca dos desafios do combate ao tabagismo entre os jovens brasileiros decorre da baixa atuação do governo. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é incumbido de assegurar o bem-estar da sociedade. Entretanto, isso não ocorre na nação brasileira, uma vez que a ineficácia e má utilização das leis proporcionam, várias vezes, obstáculos cada vez mais difíceis de se contornar, como o aumento do consumo de cigarros no país e o crescimento do número de casos de problemas pulmonares entre os jovens brasileiros. É, portanto, inadmissível que o Brasil, país promulgador da Constituição Federal, que prevê a garantia do bem-estar social continue a adiar a resolução desse problema que causa um imenso atraso à saúde da população.
Ademais, vale apontar a falta de um conteúdo voltado aos malefícios do tabagismo na formação educacional brasileira como impulsionadora dessa problemática. Segundo o filósofo Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Sob essa lógica, o ser humano é resultado do ensino que teve, ou seja, se há um problema social, há como base uma lacuna na educação. Nesse sentido, no que tange a prevenção do tabagismo, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que as redes de ensino não apresentam esse assunto ao decorrer do ano letivo, devido à má utilização da verba, assim, não cumprem seu papel no sentido de ensinar aos alunos sobre os danos que são causados pelo hábito de fumar. Deste modo, é inaceitável que tal cenário perdure, visto que essa adversidade causa inúmeras consequências para a sociedade, como a dependência dessas substâncias, por exemplo.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo educação do país, com urgência, inicie uma abordagem sobre os malefícios do tabagismo nas escolas, por meio de uma alteração na BNCC, a qual inserirá uma disciplina específica ou incluirá, ao longo do ano, palestras e simpósios, a fim de mostrar aos alunos os diversos danos que o tabagismo pode causar. Assim, o número de tabagistas irá diminuir e o Brasil estará acima dessa problemática, como diz o bordão do governo Bolsonaro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada