Diante do citado, percebe-se que no Brasil pós-pandemia da Covid-19, a desigualdade que vinha aumentando, atingiu seu pico e o país hoje tenta se recuperar desta herança truculenta. Nesse período de pandemia, as escolas públicas e privadas tiveram queda na quantidade de alunos, o ensino à distância era uma possibilidade apenas para os que obtinham recursos como acesso à internet, aparelhos eletrônicos adequados e condições de estudos. Assim, com o aumento da desigualdade, muitos estudantes foram forçados a abandonar a educação, ratificando o abismo entre as classes sociais.
Ademais, há ainda a violência muito presente no âmbito escolar. Em matéria do G1, publicada em março de 2023, foi noticiado o caso de um menino que foi à escola portando uma faca e atacou quatro pessoas, uma delas era sua professora que faleceu em decorrência do ato. Após esse ocorrido, várias ameaças às escolas repercutiram pelas redes sociais, criando uma sensação de insegurança entre os alunos de diversas escolas. Essa insegurança motivada por bullying, ataques, preconceito, intolerância e outros é um dos variados motivos que levam um estudante à decisão de sair da escola.
Portanto, ao analisar os argumentos apresentados, nota-se que a evasão escolar é um desafio para a população brasileira e, cabe ao Ministério da Educação o dever de garantir a qualidade de estudos para todas as classes por meio da distribuição igualitária de recursos aos estudantes. Além disso, cabe ao Estado ainda, a obrigação de levar a segurança a todos os cidadãos brasileiros, dessa forma diminuindo a insegurança no país e consequentemente nas escolas. Todo indivíduo tem direito à educação de qualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.