Certame, é dever da família e do poder público requerer os direitos referentes à vida, à saúde, alimentação, educação e outro direitos, para trazer a dignidade ao respeito à liberdade e convivência familiar e no meio da sociedade. No Brasil ouve um avanço significativo na garantia dos direitos de crianças, a desigualdade social ainda afeta grande parte dos jovens do País. Isso porque, ao serem excluídos da política pública, esses meninos e meninas correm risco de serem vítimas de forma extrema de violência como, homicídios, violência sexual e violência contra adolescentes no sistema socioeducativo.
De acordo com a lei nº 8.069 no artigo 3º diz que as crianças tem o direito de gozarem das oportunidades por lei ou por outro meio a fim de lhe faculta desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condição de liberdade e dignidade. Ocorrendo muitas das vezes um alcance precário em certas regiões do Brasil, locais ondes as crianças e adolescentes não possuem tal acesso e informações sobre esses direitos e oportunidades tanto da parte facultativa quanto na parte da sociedade.
Dessa forma percebe-se a ineficácia dos Estados, no qual se refere a esses direitos das crianças e adolescentes. São necessárias ações que possam promover um certo alcance a essas crianças quem por não conhecerem as leis, acabam que são sujeitas a viver no mundo de violência e suas maneiras de agressão. Nesses cenários, percebemos que os jovens tem seus direitos, mas por falta de comunicação tanto do Governo e quanto das sociedades eles não as exercem. Prover movimentos em escolas com um foco nesses direitos, o Estado juntamente com o município promover a mentoreamento dos jovens nas escolas e poderem implantar essa oportunidade no meio da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.