No princípio, as ações que poderiam ser feitas via internet eram escassas. Todavia, o desenvolvimento de ferramentas para o meio digital cresceu a partir do ano 2000, essas sendo fundamentais para a digitalização de serviços simples, como o envio de mensagens instantâneo ou consultas de informação na web. Assim, a adaptação do mercado de bens e serviços para a internet foi um movimento natural e racional. De fato, essas mudanças trouxeram diversas vantagens às empresas, que tinham possibilidade de aumentar a lucratividade por alcançar um número maior de consumidores e, ao mesmo tempo, reduzir custo. Além disso, esse processo também foi benéfico aos clientes, que têm uma maior possibilidade de fornecedores e acesso a serviços de forma rápida e cômoda.
Contudo, uma das consequências do próprio processo de digitalização do mercado e dos serviços foi a extrema personalização do marketing. Sendo assim, os serviços e o comércio digital coletam informações dos próprios usuários para personalizar a oferta de produtos aos mesmos. Além disso, algumas dessas empresas podem construir, a partir de dados coletados, perfis comportamentais dos seus clientes para fornecer a empresas terceiras, transformando os próprios usuários em um produto. De fato, essas ações soam como uma invasão a privacidade dos clientes, mas a prática é permitida quando os mesmos aceitam concordar com os termos de uso das plataformas. Assim, a fim de mitigar esses abusos, foi sancionada, em 2020, a lei geral de proteção de dados pessoas(LGPD), que tem como objetivo regulamentar a coleta, a análise, a aplicação, o armazenamento e a destruição de dados coletados na internet.
Diante do exposto, é inegável que a digitalização do comércio de bens e a prestação serviços trouxeram vantagens significativas às empresas e aos clientes. Porém, a coleta e a manipulação de dados de usuários deve ser ética e clara, respeitado as leis vigentes e evitando que os clientes se tornem meros produtos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada