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Por eduarda7dog
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#113306
A constituição federal de 1988 - norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro - assegura a todos o acesso à educação. Entretanto, quando se observa o aumento crescente da evasão escolar nas escolas brasileiras, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não desejavelmente a prática. Dessa forma, é importante analisar a negligência estatal e a educação brasileira, consequências essas que se agravam exponencialmente na sociedade atual.

Diante desse cenário, é necessário destacar, a negligência do estado, no que tange à educação pública no Brasil hodierno. Sob essa ótica, o escritor e jornalista Gilberto Dimenstein, em sua obra “O cidadão de papel”, fez críticas aos diretos dos cidadãos que se fazem presentes apenas na teoria. Nesse contexto, o proposto pelo autor é evidenciado com clareza, visto que, apesar de ser um direito básico, o ensino não é garantido com totalidade ao corpo social, pois muitos brasileiros ainda possuem dificuldades em relação a finalização de toda a trajetória escolar.

Ademais, nota-se que a lacuna educacional é outra problemática em relação a evasão escolar. Segunda a filósofa alemã, Hannah Arendt, a sociedade tende a ignorar um problema frequente que não é resolvido, agravando a situação. Nessa perspectiva, constata-se que a prioridade da grande parcela dos estudantes de famílias mais pobres, é garantir o alimento de cada dia. Por isso, é visito, a migração desses, da escola para o trabalho forçado.

Portanto, medidas devem ser tomadas para que o trabalho precoce não mais ocasione o afastamento escolar. Para tanto, urge ao Ministério da Educação, junto com o Ministério do Trabalho, crie e apresente um projeto, chamado “Estuda e Trabalha”, onde os estudantes possam conciliar os estudos, com o trabalho e sejam remunerados por isso. Dessa maneira, além da desigualdade ser amenizada, a crítica feita em “O cidadão de papel”, não fará mais parte da realidade do território nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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