Avatar do usuário
Por yas4436
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113233
Conforme a Constituição Federal de 1988, todo cidadão têm o direito à educação de qualidade. No entanto, na atual conjuntura, esse ideal não é efetivado na prática, pois a evasão escolar ainda é um estigma. Nesse contexto, pontuam-se fatores como a negligência governamental e a desigualdade socioeconômica. Sendo assim, são necessárias ações que mudem esse cenário.
Em primeiro lugar, é evidente o descuido das autoridades governamentais, em assegurar uma assistência básica e de qualidade aos estudantes. Em virtude dessa problemática, ocorre um comprometimento ao desenvolvimento social e moral do indivíduo. No livro de Gilberto Dimenstein, “O Cidadão De Papel”, defende que existem diversos direitos que estão apenas no papel, observa-se que fora do contexto ficcional a realidade brasileira, faz-se semelhante ao que foi relatado no livro, ou seja, os direitos estão apenas manifestos na parte teórica.
Em segundo lugar, a desigualdade socioeconômica é um fator de extrema importância, pois o abandono escolar está ligado diretamente com a carência econômica familiar do cidadão. Segundo Nelson Mandela: “A educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo”. Dessa maneira, infere-se que a educação é fundamental para a diminuição de um país menos desigual, ou seja, uma sociedade mais igualitária.
Portanto, é de suma importância reverter a situação atual. Para isso, o Governo Federal-como responsável pelo progresso coletivo- deve ampliar as fiscalizações das leis já existentes e criar medidas mais inflexíveis para ter de fato o cumprimento desses artigos constitucionais. E por meio do Ministério da Educação realizar projetos educacionais, visando a integração de classes sociais desfavoráveis. De acordo com Jean-Jacques Rousseau a vontade deve emanar de todos, para que se torne de todos, ou seja, a sociedade deve exercer a sua cidadania e cobrar os seus direitos garantidos na Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O aumento da evasão escolar no Brasil
por thaisverlyyy    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por thaisverlyyy
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Andressa7    - In: Outros temas
2 Respostas 
119 Exibições
por Samara102006
O aumento da evasão escolar no Brasil
por alvesed    - In: Outros temas
0 Respostas 
53 Exibições
por alvesed
O aumento da evasão escolar no Brasil
por najulhia5    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por najulhia5
O aumento da evasão escolar no Brasil
por arielabreu    - In: Outros temas
0 Respostas 
50 Exibições
por arielabreu
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Brennahp12    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por Brennahp12
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Clinkare    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por Clinkare
O aumento da evasão escolar no Brasil
por laladiasc    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por laladiasc
O aumento da evasão escolar no Brasil
por livvvwia    - In: Outros temas
9 Respostas 
191 Exibições
por Felipe082
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Ge1406    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por Ge1406

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM