Em primeiro lugar, é evidente o descuido das autoridades governamentais, em assegurar uma assistência básica e de qualidade aos estudantes. Em virtude dessa problemática, ocorre um comprometimento ao desenvolvimento social e moral do indivíduo. No livro de Gilberto Dimenstein, “O Cidadão De Papel”, defende que existem diversos direitos que estão apenas no papel, observa-se que fora do contexto ficcional a realidade brasileira, faz-se semelhante ao que foi relatado no livro, ou seja, os direitos estão apenas manifestos na parte teórica.
Em segundo lugar, a desigualdade socioeconômica é um fator de extrema importância, pois o abandono escolar está ligado diretamente com a carência econômica familiar do cidadão. Segundo Nelson Mandela: “A educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo”. Dessa maneira, infere-se que a educação é fundamental para a diminuição de um país menos desigual, ou seja, uma sociedade mais igualitária.
Portanto, é de suma importância reverter a situação atual. Para isso, o Governo Federal-como responsável pelo progresso coletivo- deve ampliar as fiscalizações das leis já existentes e criar medidas mais inflexíveis para ter de fato o cumprimento desses artigos constitucionais. E por meio do Ministério da Educação realizar projetos educacionais, visando a integração de classes sociais desfavoráveis. De acordo com Jean-Jacques Rousseau a vontade deve emanar de todos, para que se torne de todos, ou seja, a sociedade deve exercer a sua cidadania e cobrar os seus direitos garantidos na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.